terça-feira, 14 de junho de 2011

Procura intensa por vacinação contra a pólio.


Procura intensa por vacinação contra a pólio.

Terça-Feira, 14/06/2011, 08:50:


Desta vez, muitos pais se anteciparam para vacinar os seus filhos.

A vacinação contra a poliomielite começou ontem e apesar de muita gente geralmente deixar para procurar o serviço na última hora, o movimento no primeiro dia foi intenso nos postos de saúde. A ação marca o início da 1ª Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação 2011 que visa imunizar as crianças de até cinco anos de idade contra a poliomielite. Conhecida como paralisia infantil, a doença é causada por um polivírus que, após os sintomas iniciais, causa uma paralisia que pode afetar os músculos e o sistema nervoso. A vacina oral contra a Poliomielite, a famosa “gotinha”, é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de erradicar a doença.

O técnico em informática Eder Ramos aproveitou o dia de folga para acompanhar a filha e a esposa na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sacramenta. “Por ser o primeiro dia, resolvemos vir logo para evitar o sufoco”, diz. Na unidade, apenas uma sala está disponível para vacinação e o único ar-condicionado estava em teste, pois havia apresentado problemas. Por conta disso, a unidade teve que distribuir senhas para não tumultuar a sala e comprometer a temperatura da vacina. Durante toda a manhã, 45 senhas foram distribuídas. “Minha mulher conseguiu uma senha, mas tem gente que teve que ir embora com os filhos”, diz Eder.

A estudante Lariza Mayara deu sorte e conseguiu vacinar o filho Victor Matheus, de 1 ano. “Resolvi vir logo no primeiro dia porque não gosto de atrasar a vacina dele, assim evito doenças no futuro do meu filho”, destaca. Na UBS da Pedreira, o tumulto foi grande no início da manhã. Mas, próximo ao meio dia, o movimento diminuiu. Enquanto a maioria dos postos apresentava filas, na UBS de Val-de-Cans o clima era de tranquilidade. “Mesmo antes de começar a campanha, quando vim vacinar meu filho com outra vacina, eles aproveitaram e deram a vacina contra paralisia. Sempre trago ele para vacinar no tempo certo, nunca deixo atrasar. Me sinto mais segura, é uma prevenção”, conta a dona de casa Keroleny Soares.

PARA ADULTOS

Durante esta I Etapa da campanha, também está sendo disponibilizada a Vacina Dupla Adulta, que previne contra tétano neonatal, voltada para as crianças a partir de sete anos de idade e mulheres em idade fértil. Já as crianças menores de dois anos, que perderam o período de vacinação contra gripe, ainda podem tomar a segunda dose da vacina. A meta de vacinação para I etapa da campanha deste ano é de imunizar 106.148 crianças menores de cinco anos. Para esta vacinação, 476 postos e 3.888 profissionais estão envolvidos na etapa.

Para quem quiser evitar os postos de saúde, a alternativa é recorrer aos 25 postos volantes que funcionarão no próximo sábado (18), o “Dia D”, de combate a Poliomielite.

Shoppings, supermercados e museus estarão vacinando, além das Unidades Municipais de Saúde, e 16 postos fluviais prometem atender à população ribeirinha. A vacinação vai até 24 de junho. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário