terça-feira, 14 de junho de 2011

"Açaí, alimento dos paraenses".


Açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (Euterpe oleracea Mart., Palmae), planta típica de várzea.

É nativo da Amazônia, onde seu consumo data dos tempos pré-colombianos. O açaí é um alimento muito importante da dieta amazônica.

Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido para o resto do mercado nacional durante os anos 80 e 90.

O açaizeiro é muito semelhante à palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.) da Mata Atlântica, diferenciando-se por crescer em touceiras de 3 a 25 estirpes (troncos de palmeira).

Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estirpe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorágico).

É consumido na forma de bebidas, doces, geléias, sorvetes. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de uma trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.

Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se tranforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.

A forma tradicional na Amazônia de tomar o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado ou camarão e mesmo os que preferem o suco com açúcar (ainda assim, bem mais grosso que qualquer suco servido no sudeste).

As sementes limpas são muito utilizadas para artesanatos. Quando descartadas, servem como adubo orgânico para plantas.

Nas demais regiões do Brasil, as pessoas consomem o açaí congelado adicionando frutas, cereais e xarope guaraná. O que não é bem visto pelos nativos da região norte, que encaram a mistura como um desperdício de açaí. Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas.

O nome Açaí teve origem quando, numa tribo indígena, existia uma mulher chamada Iaçá, ela era filha do cacique. Como havia falta de alimento, o cacique decidiu que desde então se matasse toda a criança que nascesse na tribo.

Certo dia Iaçá apareceu grávida e quando ela teve o bebe, o cacique tinha que cumprir com o que disse. Mandou matar a criança. Mataram e enterraram a criança perto da tribo.

Certo dia Iaçá,chorando, inconformada com a morte de sua filha, saiu para visitar o túmulo dela e percebeu que uma palmeira estava nascendo lá. Então todo dia Iaçá ia ver a palmeira, até que um dia, quando a palmeira já estava grande, ela viu a sua filha na direção da palmeira, Iaçá ficou assustada com aquilo.

Quando Iaçá abraçou a menina, viu que era a palmeira e morreu. No outro dia o cacique foi informado de que sua filha tinha morrido e quando ele chegou lá, viu sua filha abraçada na palmeira, então os Índios começaram a se alimentar daquela fruta que a palmeira produzia e em homenagem à sua filha, o cacique botou o nome daquela palmeira de Açaí, que é o contrário de Iaçá.

E nunca mais faltou alimento na tribo, pois, agora eles tinham descoberto uma nova fonte de alimento, o Açaí.

Valor Nutricional (em 100g de polpa):

Calorias: 247kcal Proteínas: 3,8g Lipídios: 12,2g Fibra: 16,90g Cálcio: 118mg Ferro: 11mg Fósforo: 0,5mg Vit.B1: 11,80 Vit.B2: 0,36 Vit.C: 0,01
Comparando a composição química de polpa do açaí com leite bovino cru, o Açaí contêm: Valor energético 04 vezes maior; Lipídios 03 vezes mais; Carboidratos 07 vezes mais; Ferro 118 vezes mais; Vitamina B1 09 vezes mais; Vitamina C 08 vezes mais; Teor de proteína e cálcio equivalente; Possuindo ainda a metade de fósforo; E ainda, combate o colesterol e os radicais livres.

Fonte: acai.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário