quarta-feira, 15 de junho de 2011

Condições das praias de Belém.


Técnicos avaliam condições das praias.
Quarta-Feira, 15/06/2011, 23:07h


Resultado da avaliação deve ser divulgado até o final do mês.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou ontem pela manhã o teste de balneabilidade nas principais praias da Região Metropolitana de Belém e Mosqueiro. O objetivo desse teste é saber quais praias estão próprias para banho.

De acordo com a chefe do Departamento de Fiscalização e Monitoramento da Semma, Ivanelma Gomes, durante todo o ano são feitos vários testes nas águas dos balneários. “Desde maio já estamos fazendo esse monitoramento para conseguirmos ter um resultado para os banhistas que vão aproveitar o mês de julho”, afirmou.

Ela comenta que a Semma tem como base a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que define o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua
balneabilidade em termos sanitários. “A quantidade de coliformes fecais que é encontrado no local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 800 nmp por 100 mililitros”, diz Ivanelma.

O principal microbiológico que é encontrado nas águas é o “Escherichia coli” também conhecido pela abreviatura E. coli, que é sempre presente nos coliformes fecais. Segundo Ivanelma, esse microbiológico é causador de doenças como febre tifoide, febre paratifoide, cólera, disenteria bacilar, amebíase, otite infecciosa e poliomielite.

A amostragem deve ser feita, preferencialmente, nos dias em que há uma menor quantidade do público nas praias e em local que apresente profundidade média de um metro. As amostras que forem recolhidas serão encaminhadas para o Laboratório Central (Lacen). O resultado deverá ser divulgado até o final do mês de junho.

MOSQUEIRO, OUTEIRO E ICOARACI

As praias do Murubira, Chapéu Virado, Farol, Baía do Sol, Bispo, Paraíso, São Francisco, Grande, do Amor, Brasília e Cruzeiro foram as escolhidas para as amostras serem recolhidas. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário