terça-feira, 14 de junho de 2011

Hemopa quer sensibilizar doadores de sangue.


Hemopa quer sensibilizar doadores de sangue.

Terça-Feira, 14/06/2011, 08:47:57


“Acenda a fogueira de um coração. Doe sangue”. É o tema da campanha de incentivo à doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea que a Fundação Hemopa promoverá de 16 a 22 deste mês, para suprir estoque estratégico de sangue do hemocentro que abastece cerca de 218 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, grandes emergências, maternidades e UTIs, que corresponde a cobertura transfusional de aproximadamente 90%. A meta da campanha será de 300 coletas/dia.

A mobilização será realizada simultaneamente nos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; e nos Núcleos de Hemoterapia (NH) de Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Capanema e Redenção. No entanto, a data e a programação da hemorrede acontecerão de acordo com a realidade de cada unidade.

Este ano, a campanha ganhou apoio do grupo de comunicação Rede Brasil Amazônia (RBA), que realizará coleta externa com as duas unidades móveis do hemocentro que ficarão de 8h às 15h, no pátio do prédio da emissora, na Av. Almirante Barroso.
A programação do hemocentro coordenador de Belém contará com lanche especial e iguarias da época. “Atualmente quase 50% das coletas efetivadas no Estado são de jovens entre 18 e 29 anos. É um segmento cada vez mais responsável socialmente com as causas em favor do bem-estar e melhoria da saúde pública no Pará”, destacou a titular da Gecad, a assistente social Juciara Farias.

O hemocentro desenvolve campanhas estratégicas em épocas festivas para suprir o estoque de sangue do hemocentro, tendo em vista que o comparecimento de doadores em feriados prolongados e meses festivos costumam cair em torno de 35%, o que pode interferir no atendimento satisfatório da demanda hospitalar.

NÚMEROS

Atualmente, o hemocentro tem uma média diária de 250 doações de sangue e cerca de 300 atendimentos transfusionais. Somente ano passado, o hemocentro coletou 91.290 bolsas de sangue e atendeu 142.875 transfusões da rede hospitalar. Hoje, a população doadora voluntária de sangue no Brasil é de 1.8%. No Pará é de 1.7%. O que ainda é baixo, levando-se em consideração que a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que 3% a 5% da população pratiquem esse ato solidário.
É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário