quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dom, 12 de Junho de 2011 00:00

Por: Carlos Moioli = fonte: portalum.com

Na Solenidade de Pentecostes, o arcebispo Dom Orani João Tempesta conferiu o sacramento do Crisma a 147 jovens e adultos, representando todos os Vicariatos da Arquidiocese, durante a celebração eucarística realizada na manhã deste domingo, 12 de junho, na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Aos fiéis e, particularmente aos crismandos, Dom Orani lembrou que depois de cinquenta dias de atualização da presença do Cristo Ressuscitado, a Igreja concluía o tempo litúrgico da Páscoa. Que cada um era convidado a pedir a renovação da presença do Espírito Santo, como dom de Deus, e a renovar o entusiasmo pela missão evangelizadora da Igreja.

Neste dia de festa, em que se comemora o nascimento da Igreja Católica, o arcebispo e os demais concelebrantes estavam vestidos com a casula vermelha, a cor que associa ao fogo, símbolo do amor e do Espírito Santo. Diversos párocos concelebrantes estavam acompanhando os fiéis crismandos. Ainda a presença dos bispos auxiliares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Pedro Cunha Cruz.

- Estava perdida, e a morte do meu pai me levou a aproximar da Igreja. Agora, com 50 anos, recebo a Primeira Comunhão e o sacramento do Crisma. De repente, a minha vida mudou e comecei a compreender o valor do amor ao próximo. Estou feliz por estar aqui, na certeza que Deus está comigo e não me abandonará. Agora é seguir em frente, fazer tudo o que for possível, afirmou Deise Magre Brandão, da Paróquia São Judas Tadeu, do Cosme Velho.

Na homilia, o arcebispo falou com entusiasmo sobre a ação do Espírito Santo na história e na vida da Igreja. Que no dia de Pentecostes, a Igreja recebeu a missão, assim como todos os cristãos, de ser presença de Cristo no mundo. Neste contexto, ressaltou que é através do sacramento do Crisma que os batizados são confirmados e enviados em missão.

Ao destacar que a redenção foi maior que a criação, lembrou que Deus cumpriu todas as suas promessas, não deixando ninguém órfão, mas oferecendo a presença e a força do Seu Espírito. Em Pentecostes, explicou o Arcebispo, a Lei e o fogo do amor de Deus antes entregue no Monte Sinai, agora era derramado nos corações. Diferente do contexto de Babel, agora as línguas eram entendidas, onde todos entendiam o que era proclamado da parte de Deus.

- Não celebramos apenas um fato histórico, mas a renovação do dom de Deus em nós. O segredo da caminhada da Igreja até hoje, apesar da perseguição peculiar de cada tempo e lugar, é a ação do Espírito Santo. É Ele quem move os corações para a conversão, para a missão, a ponto das pessoas entregarem a própria vida por causa do Evangelho. O verdadeiro protagonista da missão é Espírito Santo, afirmou Dom Orani.

Os jovens e adultos, representantes dos Vicariatos, foram apresentados ao Arcebispo, conforme a liturgia, pelo pároco da Catedral, Monsenhor Aroldo da Silva Ribeiro. A recepção do sacramento do Crisma na Catedral, no dia de Pentecostes, já é uma tradição na Igreja do Rio de Janeiro. Antes da oração litúrgica da fórmula do Crisma, os candidatos acenderam a velas no Círio Pascal, antes de ser apagado no final da celebração.

- Faz tempo que queria receber esse sacramento, mais minha idade não permitia. Agora, com 15 anos, estou preparado e feliz por dar esse passo na minha vida de fé. Tenho consciência que isso foi possível devido ao exemplo da minha família. É uma pena quando os pais perdem o habito de ir à missa, aos domingos. Precisamos de Deus, pois sem Ele, nada somos, afirmou Raphael Alves, da Paróquia Santo Cristo dos Milagres, do bairro Santo Cristo.

A recepção do Crisma foi o momento mais aguardado da celebração. Os crismandos receberam o sacramento na companhia de seus padrinhos e madrinhas. A unção foi conferida pelo Arcebispo e pelos dois bispos auxiliares.

- O despertar missionário de nossa comunidade, por meio dos encontros de círculos bíblicos, dos grupos de oração, e da Pastoral Social, proporcionou que muitas pessoas pudessem fazer parte da vida da Igreja. Depois de muita luta, conseguimos preparar 12 adultos e, para nossa alegria, hoje eles estão aqui recebendo o sacramento, contou a catequista Eliza Joana Silva de Carvalho, da capela São Pedro Nolasco, vinculada a paróquia Santo Antônio, da Pavuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário