quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PASTORAL UNIVERSITÁRIA.


Pastoral Universitária: Viver a Igreja no seio da comunidade académica
Por Rita Sousa - jpn@icicom.up.pt
Publicado: 02.11.2011 | 16:29 (GMT)
Marcadores: Igreja , Religião , Universidade , Universidade do Porto

A Pastoral Universitária é reconhecida como organizadora de cerimónias religiosas académicas, como a Missa de Benção das Pastas, integrada na Queima das Fitas. Mas é um conceito mais abrangente: é uma prova de sucesso na união pela fé de membros católicos no Porto.

A Pastoral Universitária surgiu como necessidade de aproveitar o desenvolvimento dos meios académicos e da comunidade estudantil universitária para dinamizar e explorar os fundamentos da Fé Católica na vida dos estudantes, professores e funcionários universitários. Contudo, este conceito não é novo e remonta praticamente aos primórdios da própria universidade. "Nos anos 50 houve um momento de grande expansão deste conceito com a Juventude Universitária Crista (JUC) dos quais ainda muitos guardam memórias e que marcou toda uma geração", afirma António Bacelar, padre responsável pela Pastoral Universitária no Porto.

Com o objetivo de fomentar a partilha de experiências pessoais, culturais e espirituais, de forma a criar um conceito rico e próximo das pessoas, a Pastoral Universitária assume-se como um veículo para o diálogo e para a partilha de experiências entre todos, de modo a fugir aos problemas rotineiros do dia-a-dia.

"O nosso trabalho procura ir de encontro às pessoas e a tudo aquilo que a Igreja pode fazer junto da população estudantil. Procuramos que a Igreja seja um ponto de ligação entre o ser estudante e o conhecimento científico adquirido, com a vivência de uma fé cristã. Um dos nossos pontos de enfoque, também, são os professores e os investigadores que estão junto das comunidades", diz o padre. A pastoral procura, desta forma, ajudar os jovens e todos aqueles que estão presentes no meio académico, mesmo quando tal envolve problemas financeiros. "Na Pastoral temos um fundo de solidariedade social que já conseguiu chegar a cerca de 700 casos de estudantes com grandes dificuldades", acrescenta.

Com uma agenda completa de propostas de reflexão e de atividades de formação de fé, a Pastoral pretende ser mais do que um meio de encontro para celebrações eucarísticas. Antes disso, pretende ser um local de reunião, de encontro, de interação e exploração da fé. Uma das propostas da Pastoral prende-se na análise, pesquisa e investigação do Youcat (um catecismo direcionado para os jovens) em sessões esporádicas durante três anos, a acontecer a partir de 8 de novembro e que decorrerá todas as terças-feiras, das 21h15 às 22h30.

O padre Bacelar explica que, na sua opinião, o Youcat "é um projeto muito positivo e um marco importante ao nível de dois conteúdos-chave: primeiro porque segue o catecismo da Igreja Católica e depois pela sua linguagem e simbologia. O Youcat propõe um estilo de vida cristã e contou com uma equipa de 50 jovens de todo o mundo na tradução do catecismo e da Bíblia para uma linguagem mais próxima dos jovens. O Youcat é um catecismo feito por jovens para os jovens", daí que fazia todo o sentido uma formação deste género, na sua opinião.

A Pastoral Universitária é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária e tem a sua sede na Casa Diocesana de Vilar. O horário de atendimento vai desde as 15h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário