domingo, 6 de novembro de 2011

BENTO XVI PODE RENUNCIAR?


Reta final para Bento XVI?

Imprensa internacional começa a especular sobre aposentadoria e sucessores do Papa
POR JOÃO RICARDO GONÇALVES

Itália - Em 2005, quando assumiu o lugar de João Paulo II como líder da Igreja Católica, Bento XVI foi rotulado como “Papa de transição”, já que tinha 78 anos na época — o sumo-pontífice mais velho a assumir em 300 anos. Agora, parte da imprensa internacional começa a achar que a transição, de fato, está próxima, e passa a levantar especulações sobre uma eventual aposentadoria e sucessores — o alemão já está com a mesma idade que seu antecessor tinha quando morreu (84).

A onda de boatos começou em setembro, quando o jornalista italiano especializado no Vaticano Antonio Socci escreveu no jornal ‘Libero’ que Bento XVI poderia se aposentar no ano que vem. “O Papa não rejeita a possibilidade de renunciar quando tiver 85, em abril do ano que vem”, disse.

O Vaticano negou a possibilidade, e disse que a saúde de Bento XVI é boa. O próprio Papa, porém, já admitiu num livro que é a favor da renúncia dos líderes da Igreja Católica, caso eles não se sintam com aptidões físicas, psicológicas ou espirituais.

Este mês, as especulações ficaram ainda maiores quando o sumo-pontífice usou, durante cerimônia, uma plataforma móvel para se locomover por um percurso de 100 metros dentro da Basílica de São Pedro, como era costume de João Paulo.

Italiano está cotado para sucessão:

Segundo o vaticanista John Allen, entre os mais cotados sucessores de Bento XVI está o italiano Angelo Scola, recentemente nomeado arcebispo de Milão pelo próprio Papa alemão. Ele é tido como próximo do perfil intelectual e pessoal de Bento XVI.

O atual Papa não tem nenhum problema de saúde grave de conhecimento público, mas, em 1991, antes de se tornar Papa, sofreu um derrame hemorrágico que afetou sua visão. No ano seguinte, desmaiou em seu banheiro e, quando chefiava a Congregação da Doutrina da Fé, chegou a pedir para se afastar por motivos médicos, mas foi mantido.

Durante a Missa de Páscoa de 2009, ele tropeçou e precisou da intervenção de seus ajudantes para evitar um tombo. No mesmo ano, em outra queda, quebrou um dos seus pulsos.
Fonte: O DIA ONLINE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário