terça-feira, 22 de novembro de 2011

CAMINHANDO COM O REI DAVI NO SÉCULO XXI


EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO

CAMINHANDO COM O REI DAVI NO SÉCULO 21

Estou no Antigo Testamento, a Bíblia está aberto no livro dos Salmos, precisamente no salmo 50 ou 51, do genial Rei Davi. Vou me deter um pouco por aqui...
Interessante, aqui no Antigo Testamento, sinto-me abafado, cheio de temor, até certo ponto revoltado com tantos casos de escravidão, violência, injustiça, perspectiva de vida eterna indefinida. Muitas vezes misericórdia confunde-se com vingança e amor com ciúme. A Felicidade só é vista pelos profetas que, como porta-vozes do Altíssimo, prometem-na aos escolhidos.
Entretanto, no Novo Testamento, sinto-me diferente, realmente livre, alegre, compassivo, justo, amoroso, em processo de restauração de vida, sempre em busca da vida eterna da qual Jesus Cristo mostrou, com sua vida cheia de amor, o Caminho e concretizou-o com sua morte e ressurreição dos mortos. A misericórdia provém de um Pai que é só amor, que ama os filhos, dos quais é também irmão, companheiro, amigo, que ampara os esquálidos, desvalidos, subnutridos...

O ADULTÉRIO HEDIONDO
Rei Davi, segundo rei judaico escolhido por Deus para substituir Saul, o primeiro rei. Davi é pastor, jovem, formoso, poeta, cantor, músico, destemido, herói do povo porque mata seu terror, o gigante Golias, com apenas uma pedrinha de baladeira. É casado com Micol, filha do rei Saul, mas, certo dia, do seu palácio vê na casa em frente uma graciosa mulher de corpo escultural tomando banho. É Betsabé, esposa do fiel soldado Urias que se encontra pelejando no campo de batalha.
O rei, cativado por tão formosa fêmea, ordena a seus ordenanças que tragam aquela mulher a seu aposento real. Juntos, os dois, adulteram a família do fiel soldado. Da relação com Davi, Betsabé concebe. O rei fica em polvorosa, pois, pelo tempo, o filho não pode ser de Urias porque há muito não tem contato com a mulher, está na guerra...
O rei, para safar-se desse incômodo, ordena a seus generais que mandem Urias para morrer na frente de batalha e, assim, não descobrir a falcatrua real. O profeta Natã, homem de Deus, repreende sua majestade por tal leviandade. Davi cai na real de que ultrapassou o limite do seu poder, que é apenas um homem sem poder algum na vida do próximo, arrepende-se da hediondez praticada e pede clemência ao Altíssimo, mas morre o filho concebido em adultéio, morre também Urias na frente do campo de batalha...

SALMO 50/51, DE DAVI

APÓS O REI SER ADMOESTADO PELO PROFETA NATÃ

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares
Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

Estes personagens, Davi, Saul, Micol, Betsabé, Urias, Natã, viveram, aproximadamente, há mil anos antes de Jesus Cristo, nosso Salvador. Os fatos realizados ainda fazem parte da cultura do ser humano hodierno, mas considerados horrendos pelo Criador, que é harmonia e pureza, e pelos homens de boa vontade.
Rei Davi, além da memória do seu reinado fiel a Deus, figura na literatura mundial como expoente máximo no Livro dos Salmos da Bíblia devido à sua intimidade com o Divino. Momentos há que exprime o que Cristo fala quando encarnado no meio de nós...
Estou me retirando do Antigo Testamento e me dirigindo ao Novo, vou ouvir algumas pregações de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre as bem-aventuranças sentado ao pé da montanha. Você está convidado a me acompanhar...

Inspiração: Livros I e II Samuel e Salmos

FONTE:maju@amazon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário