terça-feira, 8 de novembro de 2011

A NATUREZA E IDENTIDADE SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO.


ZP11110707 - 07-11-2011
Permalink: http://www.zenit.org/article-29191?l=portuguese
A natureza e identidade sacramental do matrimônio

Um congresso organizado pela Sociedade Internacional de Tomás de Aquino

ROMA, segunda-feira novembro 7, 2011 (ZENIT.org) .- Neste ano, a Sociedade Internacional Tomás de Aquino - SITA - organiza uma reunião de aprofundamento de temáticas tomistas, enfatizando a profundidade e a atualidade.

O artigo 1 º do Estatuto dispõe que: "A" Sociedade Internacional de Tomás de Aquino "tem as seguintes finalidades: a) o estudo profundo e atualizado do Aquinate, b) a divulgação da sua doutrina, c) O exame das principais questões contemporâneas, especialmente daquelas relacionadas com o pensamento cristão, à luz dos seus ensinamentos. "

O Congresso se realizará na sexta-feira, 11 de novembro na Universidade Pontifícia de S.Tomás "Angelicum", e será dedicada ao matrimônio em vista da sua identidade natural e sacramental, assim como é discutido por S. Tomas, tendo em conta de como tal reflexão pode trazer à luz questões contemporâneas sobre a família.

O Congresso envolve professores de todas as universidades pontifícias romanas e será dividido em duas sessões.

Na sessão da manhã falarão o presidente da SITA, o dominicano Padre Vicente Benetollo, o prof. Terence Kennedy da Academia Alfonsiana e o prof. Giuseppe Abbà da Universidade Pontifícia Salesiana. A presença do prof. Abbà é particularmente significativa: Abbà é um dos maiores conhecedores do pensamento de S. Tomás, em especial na moral, e é um dos maiores teóricos contemporâneos, um verdadeiro erudito que prefere a biblioteca e as salas universitárias aos Congressos e publicidades. Tê-lo como um palestrante é uma grande oportunidade para a SITA e para os amantes de Santo Tomás.

Na sessão vespertina falarão Lorella Kindred que leciona na Pontifícia Universidade Urbaniana e é diretora-executiva da SITA, o prof. Aldo Vendemiano professor de ética geral na Pontifícia Universidade Urbaniana e grande conhecedor da lei natural em S. Tomás, e o professor Compagnoni, do Angelicum, grande estudioso de Tomás.

A presença dos padres Dominicanos no SITA é particularmente significativa e o Congresso apresenta duas palestras de estudiosos dominicanos; o presidente padre Benetollo na parte da manhã e aquela do professor Compagnoni, à tarde.

O Congresso terá também a honra de ter uma palestra do Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, que presidirá também a Concelebração Eucarística às 12 horas na igreja dos Santos Domingos e Sixto.

Às 13h30, entre uma sessão e outra, a Sita oferecerá o almoço buffet a todos os participantes.

A SITA também organiza para os participantes do Congresso uma visita aos lugares tomistas de Nápoles, partindo às 7h30 da Estação Termini (Via Marsala, em frente à Igreja do Sagrado Coração). Serão visitados, em particular a igreja de Santo Domingos, onde se terá a Celebração da Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário