sábado, 12 de novembro de 2011

PADRE HOLANDES ENTE A MULHER E A BATINA.


Igreja/Holanda -
Artigo publicado em 11 de Novembro de 2011 - Atualizado em 11 de Novembro de 2011

Após 46 anos casado, padre holandês tem que escolher entre a mulher e a batina.

A igreja católica holandesa pede que o padre se separe de sua companheira até 1° de dezembro.

REUTERS/Cathal McNaughton
Silvano Mendes

As autoridades da igreja católica exigem que um padre de 81 anos de idade deixe sua mulher se quiser continuar o sacerdócio. O religioso, que atua no centro da Holanda, uma das regiões mais conservadoras do país, vive com sua companheira há 46 anos. Ele já disse que não pretende se separar.

O padre Jan Peijnenburg e Threes van Dijck, de 85 anos de idade, vivem juntos há 46 anos. A igreja decidiu pressionar o religioso, que tem até o dia 1° de dezembro para se separar. “Nós demos uma escolha : ou ele deixa sua companheira ou deixa o sacerdócio”, disse o porta-voz da diocese Michiel Savelsbergh. “Nós não podemos permitir que esse padre faça o que é proibido aos outros”.

Segundo a imprensa holandesa, a igreja já sabia da relação do padre há vários anos, mas não havia se manifestado. A reação foi causada após Peijnenburg ter publicado um texto contra o celibato dos sacerdotes, o que deu a seus superiores provas escritas de seu casamento. “Houve reações de outros padres e, como nós tivemos uma confirmação escrita, não podemos deixar as coisas continuarem como estão”, alegou o representante da igreja.

O padre Peijnenburg, que atuava em Den Bosch, uma das zonas mais conservadoras da Holanda, já tomou sua decisão: “Naturalmente eu escolhi Threes. Nós continuaremos juntos”.

tags: Holanda/Países Baixos - Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário