quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ATIVIDADE MISSIONÁRIA: DOM ORANI JOÃO.


Quando se fala em atividade missionária, aflora à nossa mente o apelo dos Bispos da América Latina recordando-nos a importância de ser Discípulos-Missionários de Jesus Cristo, para que n'Nele nossos povos tenham vida: "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6). Ser discípulo, para fazer discípulos. Há um profundo e estreito envolvimento da Missão com o discipulado. O foco da Missão é também ser e fazer discípulos.

Quando a Igreja do Brasil, através de seus pastores, os bispos, convoca toda a comunidade cristã para a missão, sinaliza-se que algo novo e determinante está acontecendo. Há aqui uma chave de leitura das mais consistentes: a eclesialidade da Missão aponta para as exigências de uma ação evangelizadora que seja toda ela iluminada pela ação missionária. A dimensão missionária é parte integrante do caminho evangelizador da Igreja.

A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária. É preciso reconhecer que o itinerário missionário da Igreja no Brasil tem se fortalecido. Por outro lado, ainda é frágil nossa consciência de vivermos em estado permanente de missão. Necessitamos também melhorar nossa ação e presença no âmbito da Missão além-fronteiras, universal.

Devemos recordar que os discípulos, por essência, são também missionários, em virtude do Batismo e da Confirmação, formamo-nos com coração universal. A Missão do anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo tem destinação universal. O Papa Bento XVI nos exorta dizendo que a Missão "ad gentes" se abra a novas dimensões: o campo da Missão ‘ad gentes' tem se ampliado notavelmente, e não é mais possível defini-lo baseando-se apenas em considerações geográficas ou jurídicas. Na verdade, os verdadeiros destinatários da atividade missionária do Povo de Deus não são somente os povos não-cristãos e das terras distantes, mas também os campos socioculturais e, sobretudo, os corações.

A Igreja discípula-missionária realiza-se, portanto, na Missão universal, na fidelidade a Deus e ao Evangelho. Toda reflexão teológica e missiológica aponta hoje para uma missão que leva a estar muito em Deus e com Deus, e muito com os seres humanos; uma missão que seja lugar de diálogo e encontro, diálogo com os valores das culturas e em sintonia com a humanidade. Missão "ad gentes" é equivalente à Missão para a humanidade. Assim, as primeiras comunidades cristãs não concebiam viver o Evangelho de Jesus, sem a Missão; não existiam só para si, mas para o mundo, para a sociedade na qual estavam inseridas (Mc 16,19-20).

Quanto à atividade missionária no âmbito da Igreja particular, vê-se que esta deve representar de modo mais perfeito possível a Igreja universal e, neste sentido, exige-se ademais o ministério da Palavra, para que o Evangelho atinja a todos. Somos chamados a ser arautos da fé para levar novos discípulos a Cristo e ser sinais de presença cristã no mundo.

A Arquidiocese, como Igreja Particular, deve dar um passo importante na realização da atividade missionária. Mesmo que já estejamos presentes em Dioceses e Prelazias irmãs com nossa ação missionária e com todo o trabalho interno da “missão continental temos ainda um longo caminho a percorrer. Toda atividade missionária deve nascer de um projeto inspirado pelo Espírito Santo, dando, assim, a oportunidade para as comunidades particulares, as suas lideranças, mostrarem seu crescimento espiritual e apostólico. Assim, através das mais diversas iniciativas, promovem-se o espírito missionário entre os fiéis e o anúncio da Boa Nova aqui e no mundo inteiro.

Cabe, portanto, a cada paróquia assumir esta causa no corajoso trabalho de evangelização, impregnando em suas vidas os dizeres do apóstolo das nações: “Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que nos foi pedida: “ai de mim se eu não evangelizar” (1Cor 9,16). Desta forma, iremos formando verdadeiras redes de comunidades, aonde o trabalho missionário chegue em regiões distantes e abandonadas dentro da própria paróquia.

Rogamos à Trindade Santa para que a luz do Espírito missionário de Jesus fortaleça nosso entusiasmo missionário! E que Maria, a mãe das missões, nos enriqueça com a graça do ardor missionário!

Dom Orani João Tempesta

Nenhum comentário:

Postar um comentário