sábado, 12 de novembro de 2011

"FAMÍLIA DEVE SER MODELO DE AMOR".


Sexta-feira, 11 de novembro de 2011, 15h20

Casal em dificuldade deve redescobrir sentido do matrimônio.

Nicole Melhado
Da Redação, com colaboração de Kelen Galvan - Kelen Galvan / Canção Nova.

Para Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador, a família deve se mirar no modelo de amor da Santíssima Trindade

Para um casal católico que passa por dificuldades conjugais, o primeiro passo para superá-las é redescobrir o Sacramento do Matrimônio e redescobrir a relação com a Igreja, que é transmissora daquilo que Cristo viveu e ensinou, salienta o Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

“A família deve ser uma comunidade de amor, à luz da comunidade de amor que é a Santíssima Trindade. O mundo de hoje não tem essa consciência do papel de família. Vale recordar o que o Papa João Paulo II disse ‘Família, torna-te aquilo que és’, então a família deve se voltar àquele projeto inicial de Deus”, destaca.


Superando as dificuldades

Para o Arcebispo de Salvador, um dos maiores desafios, se não o maior, é a falta de objetivo, a não compreensão do que se quer como família.

“Deus tem um plano: que a família seja uma expressão da família da Santíssima Trindade. Quando se esquece isso se perde o sentido, o objetivo mais importante da família, e aparecem tantos absurdos”, reforça.

Dom Murilo salienta que o mundo de hoje é um mundo muito individualista apregoa que cada um deve procurar resolver seus problemas.

“Num mundo assim não há sacrifícios, renuncias. Então a pessoa se casa, mas quer buscar sozinha sua felicidade. Ora, o projeto de Deus é que nos realizamos à medida que nos doamos ao outro e essa doação que é importante buscar sempre mais na família”, enfatiza.
Doação supõe diálogo, troca de ideia, conhecimento do outro, entrar na intimidade do outro, ver as diversas realidades a partir do ângulo do outro. O arcebispo salienta que quando há diálogo, compreensão e busca de comunhão os problemas são facilmente superados.

Participação numa comunidade

Sozinhos muitas vezes temos dificuldade de caminhar. Por isso, Dom Murilo reforça que é importante não deixar de lado o apoio de pessoas que têm mais experiência.

Nessa troca de experiência se baseia o Encontro Matrimonial Mundial, movimento da Igreja Católica criado na Espanha, na década de 50, e que hoje se encontra em certa de 100 países.

Neste sábado, 12, e domingo, 13, cerca de 450 casais e 25 sacerdotes vindos de todo o Brasil se reunião em Salvador (BA) para V Convenção Nacional do Encontro Matrimonial Mundial. O objetivo do encontro é refletir sobre a contribuição da família no mundo contemporâneo.

“Assim, a grande vantagem de uma grande convenção como essa é a busca da troca de experiências para entender como o outro do sul, do noroeste ou da Amazônia, conseguiu superar determinadas dificuldades. Dessa partilha nasce muita luz, pois Jesus prometeu estar em meio àqueles que se reúnem em seu nome; Ele traz o Espírito Santo para ajudar os casais a superar seus desafios”, diz Dom Murilo.

Este movimento ligado à Pastoral da Família está no Brasil há 35 anos e nesta convenção se reunirão casais e sacerdotes já engajados no mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário