sexta-feira, 4 de novembro de 2011

JOVENS E O DIÁLOGO ENTRE IGREJAS.


Jovens voltam a unir-se pelo diálogo entre Igrejas
13.º Fórum Ecuménico Jovem decorre em Lisboa


Lisboa, 04 nov 2011 (Ecclesia) – Jovens de várias Igrejas cristãs em Portugal vão reunir-se este sábado, em Lisboa, para uma nova edição do Fórum Ecuménico, iniciativa que tem percorrido o país há mais de uma década.

João Luís Fontes, um dos delegados do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Igreja Católica, integra esta dinâmica desde a primeira hora e refere ao programa ECCLESIA na rádio desta sexta-feira (Antena 1, 22h45) que estes encontros se vêm impondo enquanto “espaço de encontro e espaço de alerta”.

Para este responsável, é importante “sensibilizar os jovens para a questão ecuménica”, num país de maioria católica em que as diferenças não são tão evidenciadas no quotidiano.

‘De graça recebeste, dai de graça’ é o tema do 13.º Fórum Ecuménico Jovem (FEJ) para este ano, que encontra no voluntariado mais uma forma de união.

“O voluntariado é o serviço da pessoa, nas diversas circunstâncias em que ela se encontra, é um caminho óbvio, importante e possível para o trabalho ecuménico”, diz João Luís Fontes.

Mais de 250 participantes são esperados no encontro organizado pelos responsáveis da pastoral juvenil das Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana, no colégio jesuíta de São João de Brito, ao Lumiar, a partir das 10h30.

A edição deste ano “valoriza duas questões importantes”, adianta João Luís Fontes, a começar pelo voluntariado, com a presença de “instituições e iniciativas” que envolvem jovens em várias áreas.

No Ano Europeu do Voluntariado, vai ser dado a conhecer o trabalho desenvolvido por organizações e instituições como os Leigos para o Desenvolvimento, os Jovens sem Fronteiras, a Comunidade de Santo Egídio, o Banco Alimentar Contra a Fome ou as Irmãzinhas dos Pobres.

A outra iniciativa que a organização quer valorizar é o segundo CD ecuménico, gravado em 2010, com vozes de jovens das várias igrejas.

“Este ano vamos fazer um espetáculo final, com base nas músicas que foram gravas, envolvidas com outras expressões artísticas”, revela João Luís Fontes.

Além do concerto e dos workshops sobre voluntariado, o FEJ inclui um jogo de pista intitulado ‘Pôr-se a caminho’, uma celebração ecuménica e diversos e animação musical.

Uma das novidades deste ano é a "Tenda do Encontro", um espaço de oração que vai estar aberto todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário