sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SANEAMENTO MUDA A VIDA DA POPULAÇÃO DE ANANINDEUA.


Saneamento muda a vida da população.
Sexta-Feira, 07/10/2011, 08:49:40


Um amplo plano de estruturação da cidade, com serviços essenciais como esgotamento sanitário, drenagem, abastecimento de água e pavimentação, está sendo desenvolvido nos últimos anos pela Prefeitura de Ananindeua. O município, assim como várias outras cidades do Brasil, caminhava a passos lentos para a construção de uma rede de saneamento básico que atendesse às reais necessidades da população.

Entretanto, a cidade mais dinâmica do país intensifica o trabalho nesse setor, na contramão da histórica lentidão, e tem conseguido dar importantes saltos na qualidade de vida das famílias do município nos últimos anos. Em 2004, Ananindeua tinha 60 anos de emancipação e somente 2 quilômetros de rede de esgoto instalada no município. Em sete anos, entre obras concluídas e projetos em execução, são mais de 85 quilômetros de esgotamento sanitário. Os investimentos da Prefeitura devem atribuir ao município ainda um total de 120 quilômetros de esgotamento até o final de 2012.

Em termos de implantação de rede de abastecimento de água, Ananindeua também tem colecionado avanços. Entre projetos executados com recursos federais e municipais, serão implantadas cerca de 120 quilômetros de rede de água. Isso vai garantir mais de 6 mil ligações domiciliares, ou seja, milhares de casas no município passarão a ter água encanada de boa qualidade.

Sair de casa para ir trabalhar e dar de cara com um verdadeiro “lamaçal” também não é mais a realidade de muitas famílias de Ananindeua. A Prefeitura tem levado o asfalto para áreas que antes padeciam à margem dos projetos do poder público, como Atalaia, Distrito Industrial, Guajará, Jaderlândia, Nova Esperança e 28 de Agosto. Cerca de 95 quilômetros de pavimentação foram entregues à população somente na atual gestão municipal, o que garante um total de quase 22 mil famílias morando hoje em ruas totalmente asfaltadas.

Os moradores de áreas alagadas também são alvo de um grande plano remanejamento que inclui a construção de dois conjuntos habitacionais. Um deles está na fase final, será inaugurado ainda em 2011 no Jaderlândia e vai dispor de 330 unidades habitacionais que receberão mais de 1.600 pessoas da comunidade conhecida como “Francisquinho”. O outro está sendo construído a todo vapor no Icuí e possui 200 novas habitações para cerca de mil pessoas remanejadas das comunidades 28 de Agosto e Nova Esperança.

Essas famílias se preparam para entrar em uma nova era, em que terão acesso a condições mais dignas de habitação, com toda a estrutura de saneamento, mais conforto e segurança.

“Durante anos, Ananindeua esteve parada no tempo em vários setores. O trabalho que estamos desenvolvendo vai além de apenas remanejar famílias, estamos resgatando a autoestima e a confiança das pessoas no poder público. Para a Prefeitura, isso é o mais importante”, explicou Helder Barbalho. “Aos poucos, estamos devolvendo ao município o planejamento urbano que faltava”, concluiu o prefeito. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário