terça-feira, 18 de outubro de 2011

POR QUE MORREMOS?


POR QUE MORREMOS?

Esta foi à pergunta que ouvi de um jovem rapaz que nada conhece da Palavra de Deus. Deu-se conta desta pergunta pela perda de sua irmã caçula, uma jovem de apenas 12 anos de idade. Durante o enterro, cabisbaixo o rapaz queria entender o porquê que morremos.
Meus irmãos, Deus criou os seres humanos com o anseio de viver para sempre. Na verdade, a bíblia diz que Deus “colocou o senso da eternidade no coração do homem” (Eclesiastes 3,11).
No entanto, Deus fez mais do que dar aos seres humanos apenas o desejo de viver para sempre. Ele lhes deu também a oportunidade para isso.
Nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram criados perfeitos, sem defeito mental ou físico (Deut.32,4). Imagine só – sem aflições e dores crônicas, nem temores ou ansiedades mórbidas! Além disso, Deus os colocou num lindo lar paradisíaco. Deus propôs que o homem vivesse para sempre e que, com o tempo, a terra ficasse cheia dos descendentes perfeitos dele (Gn.1,31;2,15). Então vem a pergunta: porque é que morremos?

A DESOBEDIÊNCIA CAUSA A MORTE.

Deus ordenou a Adão: “De toda a árvore do jardim podes comer â vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás” (Gn.2,16-17). De modo que a vida eterna para Adão e Eva era condicional: dependia da sua obediência a Deus.
Tragicamente, Adão e Eva desobedeceram à Lei de Deus (Gn.3,1-6). Procedendo assim, tornaram-se pecadores, porque “o pecado é aquilo que é contra a Lei” (1 Jo.3,4). Em resultado disso, Adão e Eva não tinham mais a perspectiva de ter vida eterna. Mas, por que não?Porque “o salário pago pelo pecado é a morte” (Rom.6,23).
Deus assim sentenciou Adão e Eva, ele disse: “Tu és pó e ao pó voltarás”. Nossos primeiros pais foram então expulsos do seu lar paradisíaco. No dia em que pecaram, Adão e Eva começaram a sofrer o vagaroso, mas, constante processo de morte (Gn.3,19.23-24).

A MORTE SE ESPALHOU A TODOS OS HOMENS.

Adão e Eva tinham então o pecado, profundamente cravado nos seus genes. Por isso não podiam produzir descendentes perfeitos, do mesmo modo que um molde imperfeito não pode produzir um objeto perfeito (Jó.14,4). Deveras, cada nascimento humano confirma que, nossos primeiros pais perderam a saúde perfeita e a vida eterna para si mesmo e para sua progênie.
O apóstolo São Paulo escreveu: “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado” (Rom.5,12). Ver também Salmo 51,5.
Atualmente, os cientistas não sabem exatamente por que os humanos envelhecem e morrem. A bíblia, porém, explica que morremos porque nascemos pecaminosos, tendo herdado esta condição de nossos primeiros pais, Adão e Eva, que desobedecendo às ordens de Deus, proporcionaram a entrada do pecado no mundo e a reboque do pecado o maior de todos os pecados, a morte.
Após conversar com aquele jovem, parece ele ter entendido que não podemos condenar Deus, muito menos maldizer ou blasfemar contra Ele por uma desobediência que partiu do próprio homem.

Diácono Luiz Gonzaga
Arquidiocese de Belém – Pará – Amazônia – Brasil.
diaconoluizgonzaga@gmail.com
diaconoluizgonzaga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário