quinta-feira, 20 de outubro de 2011

HEMODIÁLISE NO PARÁ.


19/10/2011 23:47
Estado zera a fila de espera pelo tratamento de hemodiálise no Pará.


Entregue pelo governador Simão Jatene, o Centro de Hemodiálise servirá de retaguarda ao Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

A nova unidade funciona em prédio próprio e terá capacidade para atender 198 pacientes por dia.

O Centro de Hemodiálise é equipado com 35 máquinas, que garantirão a realização de 2.574 sessões de hemodiálise por mês.

A nova unidade também vai permitir liberação de leito nos hospitais. Só do Gaspar Vianna, 23 dos 40 renais serão remanejados.

Jatene foi homenageado pela Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará com uma placa comemorativa.

Ao lado dos servidores que atuarão no novo espaço, o governador comemorou a vitória o fim da fila de espera.

A fila de espera pelo tratamento de hemodiálise no Pará foi zerada. Em dez meses de governo, 89 novas máquinas foram implantadas em todo o Estado. Com a inauguração do Centro de Hemodiálise “Dr. Monteiro Leite”, feita Na manhã desta segunda-feira, 17, pelo governador Simão Jatene, mais 35 máquinas irão garantir o atendimento de pacientes renais crônicos.

O centro, que começará a funcionar esta semana, terá capacidade para atender 198 pacientes por mês, o que corresponde a 2.574 sessões de hemodiálise nesse intervalo (30 dias). A unidade hospitalar também vai permitir liberação de leito nos hospitais. No Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, por exemplo, dos 40 renais crônicos internados, 23 serão remanejados para o novo centro. “Quando assumimos este governo, encontramos 273 pessoas na fila de espera, entre crianças e adultos, disputando uma máquina. Hoje estamos zerando essa fila e garantindo serviços em todo o território paraense, o que será suficiente para que nenhum paciente precise se deslocar para outro estado ou disputar com o outro a possibilidade de continuar vivo. Mais do que um compromisso resgatado isto é uma homenagem à vida", enfatizou o governador.

Durante a inauguração, Simão Jatene foi homenageado pela Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará com uma placa em agradecimento. O governador também foi convidado a se tornar sócio emérito da associação. “Essa foi a forma que os renais crônicos do Pará encontraram para agradecer tudo que o governo do estado tem feito por eles”, disse Belina Soares, diretora da associação.

Evanilton Rodrigues Souza, 32 anos, fez questão de ir até o novo centro para agradecer o governador. Ele mora em Altamira, conseguiu o transplante de rim em Redenção e faz o tratamento na cidade onde mora. “Fiquei muito feliz quando recebi a noticia de que iria ser transplantado. A gente passa anos esperando por isso e pensa que o nosso dia nunca vai chegar. Estou muito feliz em ver esse novo serviço e saber que muitas pessoas serão beneficiadas”, disse.


O Centro de Hemodiálise “Dr. Monteiro Leite”, vai funcionar em um prédio próprio da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), localizado na Rua dos Mundurucus, em frente à Praça Batista Campos.

Expansão da hemodiálise no Pará

Altamira: 7 máquinas existentes + 9 implantas = 16

Belém: 10 existentes + 35 implantadas = 45

Redenção: 12 existentes + 10 implantadas = 22

Bragança: Não havia o serviço. Foram implantadas 10 máquinas

Santarém: 12 existentes + 15 implantadas = 27

Marabá: 4 máquinas foram implantadas


Previsão de novos serviços:

Ananindeua: + 20 máquinas (até o final de 2011)

Ulianopolis: + 10 máquinas (até o final de 2011)

Tucurui: + 20 máquinas (2012)

Bruna Campos - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário