quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Palácio Antonio Lemos - Belém/Pa.


Palácio Antônio Lemos

Construído no período de 1868 a 1883 para ser o Palácio Municipal, o Palácio Antônio Lemos é mais uma obra do arquiteto Antônio Landi. Lembra a arquitetura do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, com suas formas neoclássicas.

Sede do governo municipal, possui um acervo composto por obras de artes visuais e objetos de interior, dos quais se destacam coleções de pintura e desenho, escultura e um acervo eclético de móveis e adornos, na sua maioria exemplares do século XIX e princípios do século XX.

São cerca de mil peças, sendo que as mais antigas datam do século XVIII. No andar inferior há um mini auditório, duas salas de exposições e uma biblioteca especializada em artes com um acervo de cerca de mil volumes. Há ainda um Quiosque Multimídia, onde o visitante tem acesso às informações sobre a história do prédio e ficha técnica completa de cada peça do acervo do museu.

No andar superior estão três salões com belas esculturas e objetos de decoração, além de um grande auditório, cedido para a realização de eventos. O Palácio Antônio Lemos levou cerca de 15 anos para ser construído.

Endereço: Praça D. Pedro II, s/n, Cidade Velha. Telefone: (91) 242-3344.

Funcionamento: de terça a sexta, de 10 às 12h e de 14 às 17 h. Aos sábados e domingos, das 9h às 13 h. Entrada franca.

Outras informações: www.belem.pa.gov.br.

Um comentário:

  1. Belissima edificação, no entanto esta informação está equivocada, Não foi obra do Arquiteto Antonio Landi e sim, é do Barão de Marajó - José Coelho da Gama e Abreu.

    ResponderExcluir