quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Alter do Chão": O caribe também é aqui no Pará.


Alter do Chão: o caribe também é aqui

O verão amazônico proporciona um calor intenso mas, além do calor, provoca a vazante de vários rios que normalmente ficam cheios durante boa parte do ano. Quando esses rios vazam, surgem praias fluviais de grande beleza. Uma dessas praias é Alter do Chão, resultado da baixa das águas do rio Tapajós, nos meses de agosto a dezembro.

Conhecida como o “Caribe Amazônico”, a vila de Alter do Chão é a principal atração turística de Santarém, a Pérola do Tapajós. Localizada na margem direita do rio, a vila é um dos roteiros mais procurados por turistas estrangeiros, que vêm atrás das belezas selvagens e quase inexploradas da Amazônia.

Para chegar a esse paraíso turístico é preciso primeiro enfrentar os 850 quilômetros - de avião, que separam Belém de Santarém; uma das primeiras visões de quem chega à região é o encontro dos rios Amazonas, com suas águas escuras, e do outro o Tapajós, em tons de azul-esverdeado; os dois rios nunca se misturaram. Depois mais 30 km, pela estrada estadual PA-457, e finalmente se está em Alter-do-Chão.

Fonte: cdpara.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário