Parque ambientais de Belém
Parque Ambiental de Belém (Utinga)
Com 1.340 hectares, é uma das maiores Áreas de Proteção Ambiental do Brasil, dentro de uma região metropolitana. Ele abriga os manancias que abastecem Belém e os lagos Bolonha e Água Preta. Os mananciais ficam em meio a uma floresta que abriga grande quantidade de pequenos mamíferos, aves, peixes, insetos, répteis e quelônios.
Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia
Localizado no bairro do Marco, em Belém, o Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botãnico da Amazônia faz parte do grupo de jardins brasileiros que integram a Botanic Gardens Conservation International (BGCI), rede mundial com 1.846 jardins em 148 países e mais de 4 milhões de coleções de plantas vivas.
Entre as coleções do Bosque estão mais de 80 mil espécies de plantas, orquídeas, cactos, palmeiras e árvores de regiões temperadas e espécies silvestres, além de plantas frutíferas e medicinais.
Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
Localizado em uma da zonas mais movimentadas de Belém, contém uma amostra da flora e da fauna, organizada e classificada. O local é ideal para quem quer saber o que vai encontrar nas aventuras pela Amazônia.
Mangal das Garças
O Mangal das Garças, localizado às margens do rio Guamá, no entorno do centro histórico, ocupa uma área de cerca de 34,7 mil metros quadrados e representa uma síntese do ambiente amazônico no coração da capital paraense.
No parque naturalístico, o visitante conhece as diferentes macrorregiões florísticas do Estado, ou seja, as matas de terra firme e várzea e os campos.
O Mangal possui um restaurante, viveiro de borboletas e beija-flores, viveiro de pássaros, quiosques para lanches e uma torre-mirante-farol de onde o turista pode visualizar a singular paisagem composta pelo rio Guamá e pelo verde espalhado por todo o parque. Sem contar o pôr-do-sol, que é um espetáculo à parte.
Durante o passeio, o turista se depara com lagos artificiais onde ficam aves pernaltas, marrecos e quelônios. O visitante poderá, ainda, percorrer as áreas internas dos viveiros de pássaros, beija-flores e borboletas.
Parque Ecológico de Gunma
Ainda na região metropolitanade Belém, no município de Santa Bárbara, está o Parque Ecológico de Gunma. Com uma área de 540 hectares, desse total, cerca de 400 são de floresta primitiva e o restante de floresta secundária. Permite trilhas e visitas, lá também é desenvolvido um intenso trabalho educacional.
Bioparque Amazônia – Crocodilo Safari
Localizado a menos de 15 quilômetros do centro de Belém, no bairro do Tenoné, o Bioparque Amazônia – Crocodilo Safari é cercado de florestas,rios e igarapés. Resumo da paisagem amazônica com sua fauna e flora exuberantes, o local guarda cerca de 13 quilômetros de trilhas, em uma área composta de quatro ecossistemas interligados, dispostos em 80 hectares.
Um dos atrativos do bioparque é o Museu de Malacologia e Paleontologia onde os convidados podem conferir uma coleção de três mil peças expostas entre conchas e moluscos coletados em todos os continentes. No local, você também encontra fósseis de répteis, insetos e vegetais.
O Bioparque Amazônia é um investimento privado de R$ 15 milhões, habilitado e licenciado pelo Ibama para funcionar como zoológico classe C, o único desta categoria no Pará. Lá existem quatro espécies diferentes de jacarés, dando destaque para o jacaré açu, tamanduá, além das ariranhas, um serpentário com dezenas de espécies diferentes, gavião real, entre outros animais exóticos.
O espaço ideal para pesquisa e educação ambiental, o bioparque é hoje uma das atrações do turismo de lazer mais procurado. O acesso pode ser feito via fluvial através do rio Maracacuera, por meio da empresa especializada em viagens e turismo na região amazônica Atakan Amazon Tour, com saídas de lancha pela Estação das Docas e via terrestre pela rodovia Augusto Montenegro.
Mais informações:
www.bioparqueamazonia.com.br www.atakanamazon.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário