quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PARQUE AMBIENTAIS DE BELÉM.


Parque ambientais de Belém

Parque Ambiental de Belém (Utinga)

Com 1.340 hectares, é uma das maiores Áreas de Proteção Ambiental do Brasil, dentro de uma região metropolitana. Ele abriga os manancias que abastecem Belém e os lagos Bolonha e Água Preta. Os mananciais ficam em meio a uma floresta que abriga grande quantidade de pequenos mamíferos, aves, peixes, insetos, répteis e quelônios.

Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia

Localizado no bairro do Marco, em Belém, o Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botãnico da Amazônia faz parte do grupo de jardins brasileiros que integram a Botanic Gardens Conservation International (BGCI), rede mundial com 1.846 jardins em 148 países e mais de 4 milhões de coleções de plantas vivas.

Entre as coleções do Bosque estão mais de 80 mil espécies de plantas, orquídeas, cactos, palmeiras e árvores de regiões temperadas e espécies silvestres, além de plantas frutíferas e medicinais.

Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi

Localizado em uma da zonas mais movimentadas de Belém, contém uma amostra da flora e da fauna, organizada e classificada. O local é ideal para quem quer saber o que vai encontrar nas aventuras pela Amazônia.

Mangal das Garças

O Mangal das Garças, localizado às margens do rio Guamá, no entorno do centro histórico, ocupa uma área de cerca de 34,7 mil metros quadrados e representa uma síntese do ambiente amazônico no coração da capital paraense.

No parque naturalístico, o visitante conhece as diferentes macrorregiões florísticas do Estado, ou seja, as matas de terra firme e várzea e os campos.

O Mangal possui um restaurante, viveiro de borboletas e beija-flores, viveiro de pássaros, quiosques para lanches e uma torre-mirante-farol de onde o turista pode visualizar a singular paisagem composta pelo rio Guamá e pelo verde espalhado por todo o parque. Sem contar o pôr-do-sol, que é um espetáculo à parte.

Durante o passeio, o turista se depara com lagos artificiais onde ficam aves pernaltas, marrecos e quelônios. O visitante poderá, ainda, percorrer as áreas internas dos viveiros de pássaros, beija-flores e borboletas.

Parque Ecológico de Gunma

Ainda na região metropolitanade Belém, no município de Santa Bárbara, está o Parque Ecológico de Gunma. Com uma área de 540 hectares, desse total, cerca de 400 são de floresta primitiva e o restante de floresta secundária. Permite trilhas e visitas, lá também é desenvolvido um intenso trabalho educacional.


Bioparque Amazônia – Crocodilo Safari

Localizado a menos de 15 quilômetros do centro de Belém, no bairro do Tenoné, o Bioparque Amazônia – Crocodilo Safari é cercado de florestas,rios e igarapés. Resumo da paisagem amazônica com sua fauna e flora exuberantes, o local guarda cerca de 13 quilômetros de trilhas, em uma área composta de quatro ecossistemas interligados, dispostos em 80 hectares.

Um dos atrativos do bioparque é o Museu de Malacologia e Paleontologia onde os convidados podem conferir uma coleção de três mil peças expostas entre conchas e moluscos coletados em todos os continentes. No local, você também encontra fósseis de répteis, insetos e vegetais.

O Bioparque Amazônia é um investimento privado de R$ 15 milhões, habilitado e licenciado pelo Ibama para funcionar como zoológico classe C, o único desta categoria no Pará. Lá existem quatro espécies diferentes de jacarés, dando destaque para o jacaré açu, tamanduá, além das ariranhas, um serpentário com dezenas de espécies diferentes, gavião real, entre outros animais exóticos.

O espaço ideal para pesquisa e educação ambiental, o bioparque é hoje uma das atrações do turismo de lazer mais procurado. O acesso pode ser feito via fluvial através do rio Maracacuera, por meio da empresa especializada em viagens e turismo na região amazônica Atakan Amazon Tour, com saídas de lancha pela Estação das Docas e via terrestre pela rodovia Augusto Montenegro.

Mais informações:
www.bioparqueamazonia.com.br www.atakanamazon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário