quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Núcleo Cultural Feliz Lusitânia = Belém/Pa.


Núcleo Cultural Feliz Lusitânia

Belém deu mais um importante passo na recuperação de sua origem ribeirinha com a conclusão do Núcleo Cultural Feliz Lusitânia. O espaço é um novo marco arquitetônico e urbanístico da capital paraense, um trabalho de valorização do patrimônio histórico da Cidade Velha iniciado com o Arcebispado, onde estão a Igreja de Santo Alexandre e o Museu de Arte Sacra (MAS).

Além desses dois espaços, fazem parte do núcleo o Museu do Forte do Presépio, o Casario da rua Padre Champagnat e o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. O Governo do Pará investiu cerca de R$ 18 milhões no projeto que vai incluir também a restauração da Catedral de Belém, que se integrará ao conjunto de obras já realizadas no Centro Histórico.

Forte do Presépio - No Forte, além de desfrutar de uma vista privilegiada da baía do Guajará, turistas e paraenses podem conhecer o Museu do Encontro, onde estão os vestígios arquitetônicos de vários períodos da fortaleza, além de objetos de cerâmica tapajônica e marajoara.

Casa das Onze Janelas - O prédio que deu lugar a Casa das Onze Janelas foi projetado pelo arquiteto italiano Antonio Landi no século XVIII. O local reúne paisagem, lazer e cultura, nele os visitantes podem apreciar um grande acervo de arte contemporânea, importante referencial para as regiões Norte e Nordeste. Na Sala de Ensaios Visuais, acontecem as exposições de curta duração, com base em pesquisas ou em propostas que possam provocar discussões e reflexões sobre a arte do século XXI.

Para integrar a arte contemporânea à edificação histórica do século XVIII, várias obras ocupam os demais compartimentos do prédio e se incorporam ao cenário urbanístico. Peças de grandes proporções dialogam com a arquitetura e com o Jardim Feliz Lusitânia, para permitir que o visitante sinta-se envolvido pelo ambiente artístico.

Casario da rua Padre Champagnat - No Casario da rua Padre Champagnat funcionam o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Pará (DPHAC) e o Museu do Círio, onde estão guardados objetos de promesseiros que participam da maior festa religiosa do norte do país. O museu ganhou uma nova expografia com objetos de culto, brinquedos populares, mantos, estandartes, documentos impressos e painéis fotográficos que revelam a procissão em décadas passadas.

Serviço: O Núcleo Cultural Feliz Lusitânia está aberto à visitação pública das 10 às 20 horas. Para os espaços abertos, com vista para a Baía do Guajará, que funcionam 24 horas, o acesso é livre.

Fonte: paratur.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário