quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"POROROCA".


Pororoca

Um dos mais interessantes espetáculos da natureza, a pororoca resulta do encontro das águas do Rio Amazonas com as águas do Oceano Atlântico. O fenômeno também é conhecido como sizígia ou marés vivas. Acontece sempre nos três dias que antecedem ou sucedem a lua nova ou cheia. Os melhores meses para observá-lo são março e abril.

No Pará, a pororoca acontece em vários pontos, mas é em São Domingos do Capim, no Nordeste do Estado, a 130 Km da capital, que o fenômeno pode ser melhor apreciado. O cenário de bancos de areia, ilhas e margens de rios da Amazônia é perfeito para o encontro das ondas de maré que se formam quando as águas do mar tentam invadir o rio, formando uma grande onda. Formam-se os grandes espumeiros que, dependendo das condições do vento, transformam-se em ondas perfeitas, com paredes de mais de cinco quilômetros de extensão e mais de 30 minutos de duração.

Chegando lá - Para chegar a São Domingos, o visitante deve utilizar a rodovia PA-127 - única via de acesso ao município - que está toda pavimentada e sinalizada. São 46,6 quilômetros que ligam a BR-316, a partir de Castanhal, à sede municipal, passando ainda pelos municípios de Santa Maria e São Miguel do Guamá.

O município de São Domingos do Capim tem 24 mil habitantes, e ficou conhecido nacional e internacionalmente pelo Campeonato de Surf na Pororoca, que atrai, ano após ano, esportistas, jornalistas e curiosos de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Nos dias em que ocorre o fenômeno da pororoca, há o ápice de uma atração combinada entre sol, lua e Terra, que provoca o aumento do nível das águas entre 3,5 e 4 metros. As ondas não têm data marcada para acontecer, mas dá para prever o período em que ocorrerá. Nos meses de março e abril as possibilidades são maiores devido ao volume das águas no estuário do Amazonas, Marajó e nas bacias do Capim e Guamá, intensificado pela invasão das águas oceânicas.

Fonte: paratur.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário