quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ESTAÇÃO DAS DOCAS = BELÉM / PA.


Estação das Docas

Que tal passear por antigos galpões de ferro ingleses do século XIX e ainda dar uma paradinha para tomar um sorvete de suco de frutas regionais, apreciando o pôr-do-sol amazônico às margens da baía do Guajará?

Esse lugar está localizado no bairro do Comércio, em Belém do Pará. Um dos principais pontos turísticos e parada obrigatória para quem visita o Estado, a Estação das Docas é um dos lugares noturnos mais animados da cidade de Belém.

Inaugurada em 2001, a Estação das Docas é formada pelos antigos galpões do porto em ferro inglês, antes usados para armazenamento de carga, que foram restaurados e hoje oferecem lazer e conforto para os visitantes.

O local associa gastronomia e entretenimento e oferece bares e restaurantes com o melhor da culinária paraense. São 500 metros de orla fluvial urbanizada, seguindo o exemplo de grandes centros como Nova York e Buenos Aires.

É resultado de um grandioso projeto do governo do Estado, de revitalização da zona portuária de Belém. A reurbanização da área, com a construção de um enorme calçadão à beira-rio, deu vida a um pedaço da cidades que tinha sido abandonado e impulsionou novos projetos de restauro na região central.

Nos palcos deslizantes acontece o projeto "Pôr-do-Som", que celebra o cair da tarde ao som do Bolero de Ravel, seguido da apresentação de danças folclóricas paraenses, em frente ao Boulevard das Feiras e Exposições.

Aos domingos é a vez do "Teatro ao Pôr-do-Sol", com apresentação de espetáculos no Anfiteatro do Forte de São Pedro Nolasco, a partir das 17 horas.

No Armazém 2, o Boulevard da Gastronomia, estão reunidos seis dos melhores restaurantes da cidade e uma sorveteria especializada em sabores regionais.

No Armazém 1, o Boulevard das Artes, estão os memoriais históricos, uma galeria de arte, uma cervejaria, barracas de artesanato, quiosques de comidas regionais, lojas de serviço e bancos 24 horas.

No Boulevard das Feiras e Exposições há espaço e infra-estrutura garantidos para feiras, simpósios, seminários e outros eventos de grande porte.

E tem ainda o Cine Estação, um moderno cinema adaptado no Teatro Maria Sylvia Nunes, com capacidade para 428 lugares. A proposta é oferecer cinema de qualidade a um público mais abrangente.

Para quem curte passeios fluviais, a Estação das Docas é destino certo. De lá partem barcos com passeios diários pela orla e ilhas de Belém, sempre saindo do ancoradouro flutuante Amazon River.

A Estação das Docas representou um investimento de R$ 19 milhões do governo estadual. É prova de que Belém chega ao século 21 demonstrando que é possível restaurar centros históricos sem aprisionar-se às glórias do passado. O empreendimento recebe diariamente cerca de duas mil pessoas, e gera 600 empregos diretos e 1.800 indiretos.

Fonte paratur.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário