quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"BÚFALOS MARAJOARAS".


Búfalo

Os búfalos são de extrema importância para a economia da Ilha do Marajó. São utilizados nas fábricas de couro, são forças indispensáveis em tarefas pesadas nas fazendas, montaria para os turistas, meio de transporte para o policiamento, entre outras vantagens.

O animal tornou-se tão importante para o Estado que o Pará soma hoje cerca de 1,2 milhão de cabeças de búfalo, cerca de 40% do rebanho bubalino nacional. No Marajó, líder na criação, são aproximadamente 600 mil animais. Das 19 raças bubalinas existentes, apenas o Carabao, Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi e Baio são criadas no Brasil.

Há muitas versões para a chegada deste animal à ilha, no final do século dezenove. Uma das versões conta que foi o fazendeiro Vicente Chermont de Miranda, proprietário de muitas fazendas no local, o responsável pela primeira importação de búfalos pretos, do sul da Itália, em maio de 1895. Nos anos de 1896 e 1899, trouxe do Caribe um lote de búfalos Carabao, raça originária da Indochina.

A outra versão para a chegada do animal remete a 1920: um barco que ia para a Guiana Francesa teria naufragado próximo ao arquipélago, e os búfalos que sobreviveram dirigiram-se à ilha, onde se adaptaram facilmente.

De carne saborosa e saudável, com baixo teor de colesterol, a carne de búfalo faz parte de muitos pratos da culinária marajoara, como o Frito do vaqueiro, Filé Marajoara e a Picanha de Baby Búfalo.

Do búfalo praticamente nada se perde. O chifre é utilizado como berrante pelos vaqueiros da região, o leite dá origem ao queijo marajoara, de sabor inigualável, e que já ganhou o mercado brasileiro nas prateleiras dos grandes supermercados.

O couro do animal também é utilizado em peças artesanais como bolsas, chaveiros, sandálias e cintos; e é forte complemento de renda para as famílias locais que trabalham com o beneficiamento do couro.

O animal se desenvolve com baixa utilização de medicamentos, já que é mais resistenteà maioria das doenças que afeta os bovinos. Seu couro grosso e resistente constitui matéria-prima para produtos de ótima qualidade.

Fonte: paratur.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário