domingo, 8 de janeiro de 2012

TRABALHO DE SOL A SOL AUMENTA RISCOS DE DOENÇAS.


Trabalho de sol a sol aumenta os riscos de doença
Domingo, 08/01/2012, 07:29:28


Branco de olhos claros, Raimundo Santana faz parte do grupo mais sensível aos efeitos negativos do sol. “Pacientes fototipo 1, aqueles de pele branca e olhos azuis, além das pessoas que desenvolvem atividades expostas ao sol, como pescadores, lavadeiras e agricultores, são os que mais sofrem”, salienta doutora Deborah. De acordo com o Inca, a doença atinge mais comumente indivíduos com mais de 40 anos sendo relativamente raro em crianças e negros.

O uso de bonés, sombrinhas e camisas de mangas compridas ajuda na proteção, mas a aplicação do filtro solar é indispensável. O problema é que o preço do produto nem sempre cabe no bolso do paciente. “Eu só saio de casa com camisa de manga comprida, chapéu ou boné, mas o filtro solar nem sempre uso. Hoje já dá pra comprar, mas há 12 anos era muito caro. Acho que se eu tivesse usado como fui orientado, não teriam aparecido tantas lesões”, reflete Raimundo.

Segundo a SBD-PA (Sociedade Brasileira de Dermatologia), no Pará ainda não existem programas de distribuição gratuita de protetor solar. Nas farmácias a média de preços do produto varia entre R$ 18,50 e R$ 93,23.

BRONZEADO

Diferente de Raimundo, a estudante Jailine Cristina Almeida, 17, não foge do sol. Em busca do bronzeado perfeito, ela não se preocupa com os riscos. “A pele fica mais bonita. Dá um charme a mais. A mulher fica mais sensual, eu não me importo quando dizem que faz mal”, confessa a estudante, que com frequência se expõe ao sol, entre as 12 h e as 15h. A dermatologista, no entanto, enfatiza. “Sol apenas das 7h às 10h da manhã. E após às 16h. Sempre com proteção”.

OS TIPOS DE CÂNCER DE PELE

CARCINOMA BASOCELULAR - Considerado câncer de pele não melanoma é responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele. Aparece em forma de ferida ou nódulo, com manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram. Apresenta alto índice de cura.

CARCINOMA EPIDERMÓIDE - É responsável por 25% de todos os casos. Surge por meio de uma ferida e evolui rapidamente, acompanhado de secreção e coceira. Apresenta alto índice de cura, mas a possibilidade de metástase, quando a doença se espalha para outros órgãos, não está descartada.

MELANOMA - O mais perigoso dos tipos de câncer de pele aparece em 4% dos pacientes. Surgem como uma pinta escura de bordas irregulares, acompanhada de coceira e descamação. É o que mais preocupa os especialistas, porque tem alta possibilidade de metástase.

SINTOMAS

- Feridas que não cicatrizam;
- Manchas com diferentes tonalidades;
- Sangramentos em lesões;
- Sinais ou pintas que crescem e inflamam.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário