quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE VIDA DO CRISTO PARA OS HOMENS DE HOJE


ENCONTRO DE FORMAÇÃO - PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU
ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ-BRASIL-AMAZÔNIA
JANEIRO/2012

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção para: Anunciar a Boa Nova aos pobres. Proclamar a libertação aos cativos, aos cegos a recuperação da vista, libertar os oprimidos e proclamar o ano Santo da Graça do Senhor”. (Lucas, 4,18).

Jesus está, atualizando através do Evangelho, o seu programa de vida para cada um de nós. Vejamos:

“O Espírito do senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção para: anunciar a boa-nova aos pobres”.
(pobres em espírito, vazios, vivem na secura espiritual, na aridez espiritual, na falta de brandura, de sensibilidade).
“Proclamar a libertação aos cativos” (presos pelos vícios... orgulho, vaidade...).
“Aos cegos a recuperação da vista”. (cegos espirituais... os irmãos cegos transtornados pelas circunstâncias da vida... privados de focar o Cristo por estarem, alucinados pelos bens materiais, pelo hedonismo, pelo sexo livre, libertinagem, etc...).
“Libertar os oprimidos”. (falta de esperança, de fé, de sonhos, de realizações na vida, de perspectiva de vida).
“Proclamar o ano Santo da Graça do Senhor”. (Cristo que salva, cura, Liberta, ama o pecador e condena o pecado).
Assim como Jesus foi o profeta que anunciou uma era de libertação, de justiça, amor, perdão, eu, você, todos nós, somos chamados pela força do nosso batismo a sermos, profetas do tempo presente e anunciarmos o Cristo vivo e ressuscitado.
Assim sendo somos chamados a ser: “Agentes de ressurreição/ de transformação/ de esperança na vida dos irmãos”.
(Lucas 4,22) “Todos testemunhavam a seu respeito e admiravam-se das palavras cheias de graça que saiam de sua boca”.
Ao falarmos com os irmãos, precisamos, falar coisas boas.
Têm gente em nosso meio que só fala palavrão, palavras pessimistas, fatalistas, derrotistas. Falam palavras só para deixar o irmão para baixo (murmurar, queixas, nada está bom).
Com Jesus não. Ele era motivador, incentivador, falava com força e intrepidez. Quando Jesus falava, Ele mostrava a necessidade do homem ter prazer no seu íntimo, no seu viver. Ter prazer de viver a vida, de saborear a vida, passando por cima das dificuldades, dos medos.
(Jo.14,27) “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz... não vos perturbeis, nem vos acovardeis”.
(cristãos tristes, acomodados, preguiçosos espiritualmente, áridos no serviço da construção do Reino de Deus.)
(Jo.14,1) “Não fiqueis perturbado, crede em Deus e crede em mim”.
(se perturba com qualquer coisa, sofre por antecedência)
(Lucas 18,1) “Jesus disse aos discípulos que é necessário rezar sempre sem nunca desanimar”.
(ser dinâmico, criativo, ativo, ser forte).
(Jo.14,12) “Eu vos asseguro que, quem crê em mi, fará as obras que eu faço e inclusive outras maiores que estas.”
(aceitando o Cristo, você coopera nas atividades, nas obras do Cristo com: Seus dons. Seus talentos. Assim, você passa a ser uma força “renovadora” do Cristo.) “Fará as obras que eu faço e inclusive outras maiores”. Com a sua participação, seu compromisso na Igreja.
Vejam o que Jesus diz a multidão: (Jo.7,37-39) “No último dia da festa (das tendas) que é a mais solene, Jesus ficou de pé (gesto de autoridade) e falou: Se alguém tem sede, venha a mim e aquele que acredita em mim, beba. E como diz as escrituras: do seu seios, jorrarão rios de água viva”.
Jesus convida a todos que tem sede (de vida, esperança, justiça, amor, perdão, ressurreição, etc) IR ATÉ ELE.
Jesus é a fonte da vida. De Jesus jorra a vida, o milagre que nós precisamos.
A vida que transforma e regenera a nossa vida, está em Jesus de Nazaré.
(Jo.8,36) “Se, pois, o filho vos libertar, sereis, realmente, livres”.
Sereis: transformados, regenerados, edificados. Agora: Você precisa deixar o Cristo fazer parte de tua vida. Você precisa ir a fonte e beber dela.
Vejam como o Cristo é: No momento em que Jesus fica de pé e fala, naquele momento Jesus não falou de regras de comportamento. Ele não falou em religião. Ele não criticou ninguém. Não falou de conhecimento religioso.
Jesus simplesmente falou sobre a necessidade de os homens terem um prazer pleno pela vida “nele” em Cristo, no filho de Deus.
“Se alguém tem sede venha até mim”. Receba a sua transformação total de vida em Jesus Cristo. (Transformação: Bodas de Caná = paralítico de Cafarnaum = cego de Jericó que chama Jesus).
Jesus está dizendo a nós que: Ele pode gerar produzir no cerne do ser humano um prazer que flui dele. Um prazer CONTÍNUO, uma satisfação total, ampla.
Meus irmãos, somente Jesus pode proporcionar ao ser humano, um êxtase emocional ou seja: Vivermos com o Cristo uma verdadeira experiência de vida transcendental.
Somente o Cristo é capaz de retirar a angústia existencial da pessoa.
Muitas pessoas recorrem às drogas, aos vícios para fugir da angústia existencial.
SÓ JESUS PROPORCIONA UM PRAZER CONTÍNUO, UMA SATISFAÇÃO TOTAL AMPLA.
(Salmo 118,5) “Na angústia eu gritei ao Senhor, Ele me ouviu e me aliviou”. O Senhor é o alívio para nossas angústias (não as drogas).
Alguns podem dizer: ”Mas eu sou pecador e Cristo não me perdoa”. Outros: “O meu pecado é muito grande, é cruel, eu fui má com as pessoas”. Outros ainda dizem: “Eu errei muito, pequei demais”.
A respeito disso, vejam o que diz São Paulo: (1 Tim.1,15) “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: Que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais, eu sou o principal”.
Observem: Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. Jesus veio ao mundo para salvar a mim, a você, a todos nós que somos pecadores. Veio para salvar o mundo pecador.
Vejam o que diz Paulo: “Para salvar os pecadores, dos quais, eu sou o principal”.
Paulo perseguiu os cristãos, matou cristão, prendeu e mandou prender. Foi “cúmplice” na morte de Estevão. Por isso ele diz que “eu sou o principal” pecador.
Agora: olha o que diz (1 Tim.1,12-14.16). “Sou grato para com aquele que, me chamou e me fortaleceu, Cristo Jesus, Nosso Senhor que, me considerou fiel, designando-me para o ministério” (Vs.12).
Apesar do que Paulo fez, ele encontrou graça junto a Deus que o “chamou” e o “fortaleceu” e o considerou “fiel” e designou para o “ministério” de anunciar a palavra (Deus transformou Paulo no seu mais importante anunciador do evangelho).
Queridos (as), vocês não estão aqui à toa. Hoje Deus designa você para a missão, para o ministério da palavra, da liturgia, da catequese, do dízimo, para servir ao Reino de Deus nesta paróquia. DEUS TE CHAMA PARA UM COMPROMISSO COM ELE.
Você como Paulo, foi transformado, designado fiel para, servir ao seu Reino e a sua Igreja. “Sê grato a Deus por isso”.
(1 Tim.1,13) “A mim que, noutro tempo era blasfemo, perseguidor e insolente, obtive misericórdia, pois fiz na ignorância, na incredulidade”.
Se eu, se você, se nós pecamos em outros tempos, em um passado presente. Se blasfemamos contra o Cristo, a Igreja, os irmãos, se perseguimos as pessoas com a nossa atitude insolente, ofensiva, desrespeitosa, grosseira, fizemos porque, estávamos na ignorância da palavra de Deus, na incredulidade do amor de Deus.
Porém: (1 Tim.1,14). “Transbordou a graça de Nosso Senhor, com a fé e o amor que há em Cristo”.
Mesmo com o que Paulo fez mesmo com o que você fez (não importa o seu passado), “TRANSBORDOU A GRAÇA”, O AMOR DE DEUS EM SUA VIDA.
Hoje com a fé que você tem, com o amor do Cristo, você é “fortalecido” por Deus para o ministério. Chamado para o compromisso do Reino de Deus aqui na paróquia.
(1 Tim.1,16) “Por essa razão (o amor de Deus) me foi concedido (Paulo) misericórdia (compaixão) para que, em mim (Paulo) o principal pecador, evidenciasse (tornar-se claro = vidente = todos possam ver o manifesto) Jesus Cristo... e servisse eu (Paulo) de modelo (exemplo) a quantos hão de crer nele...” (Jesus Cristo).
Você é modelo, é referência, é exemplo de Deus, é canal de ligação junto aos irmãos. Deus está te usando hoje. Não importa o teu passado. Deus está se servindo de você para usá-lo no seu Reino.
(1 Tim. 2,7) “Para isso fui designado pregador e apóstolo...na verdade e na fé”.
Hoje você sai daqui “designado”, “nomeado”, “escolhido”, “marcado” por Deus como “pregador”, “arauto”, discípulos-missionários, agentes de ressurreição na verdade e na fé, ajudando na construção do Reino de Deus na terra.
(1Cor.10,31) “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer coisa, fazei-o para a glória do Senhor”.
“Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo”

Diácono Luiz Gonzaga
diaconoluizgonzaga@gmail.com
WWW.diaconoluizgonzaga.blogspot.com
WWW.twitter.com/diacluizgonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário