quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA BENÇÃO DOS PAIS.


A importância da bênção dos pais


Diácono Leandro Guerra & Naiá Guerra (naia.guerra@hotmail.com)

Ao lermos a Bíblia nos deparamos desde os tempos mais antigos com o costume dos pais abençoarem seus filhos. Em várias partes do Antigo ao Novo Testamento podemos perceber que os pais são cooperadores de Deus na criação dos filhos. Assim, são canal aberto para que a bênção divina chegue até eles.

"A bênção paterna fortalece a casa de seus filhos, a maldição de uma mãe a arrasa até os alicerces" (Eclo 3,11). Portanto, se os pais devem abençoar os filhos, devem também ser cuidadosos para não os amaldiçoarem. Todas as vezes que formos corrigir nossos filhos devemos ser cuidadosos e separar comportamento de identidade. Não podemos atacar a identidade de nossos filhos dizendo "vocês são isto ou aquilo", mas sim dizer você esta sendo corrigido por que fez "isto ou aquilo". É o mau comportamento que esta sendo corrigido e não você está sendo corrigido porque é mau. Devemos ter este cuidado, pois,

à medida que crescem, nossos filhos vão construindo sua identidade, e a convivência com os pais é extremamente importante nesta construção. Esse versículo mostra que a bênção dos pais (e também a maldição!) não é simplesmente uma tradição do passado ou mera formalidade social. Muito mais do que isso, a Sagrada Escritura nos assegura que a bênção dos pais é algo eficaz e real, isto é, um meio pelo qual Deus escolheu para agraciar os filhos. O Senhor quis outorgar aos pais o direito e o poder de fazer Sua bênção chegar aos filhos.

Infelizmente vemos que em muitas famílias hoje os pais não ensinam seus filhos a importância deste gesto e vemos também que muitos até sentem vergonha de fazê-lo por achar que é apenas um costume antigo. Assim, se esquecem que tem uma missão sagrada na terra e que devem ser os primeiros mensageiros de Deus na vida de seus filhos, sobre os quais têm o poder de atrair as graças divinas. Não devemos nos

preocupar apenas em dar uma boa formação humana aos nossos filhos, como: estudar em boas escolas, fazer cursos de línguas e prepará-los para o mercado de trabalho. Devemos ser colabores de Deus na formação de verdadeiros cristãos, maduros na fé e na humanidade.

Ao abençoar os filhos os pais não estão apenas desejando que coisas boas lhes aconteçam, mas estão atraindo diretamente sobre eles as bênçãos e graças dos céus. Portanto, possamos ensinar nossos filhos e netos a importância de pedir a bênção e ser abençoados, ensinando-lhes também a responder 'Amém', concordando para que esta bênção chegue até eles.

Fonte: E por falar em família

Nenhum comentário:

Postar um comentário