domingo, 8 de janeiro de 2012

NA FEIRA DO AÇAÍ BATE O CORAÇÃO DA BELÉM NOTURNA.


Na Feira do Açaí bate o coração da Belém noturna
Domingo, 08/01/2012, 07:49:49

Em cada ponto da cidade, a madrugada deixa uma marca diferente, mas há um local que consegue reunir todas as sensações, personalidades e curiosidades noturnas. É o famoso Ver-o-Peso, mais especificamente a Feira do Açaí, onde são descarregadas e vendidas as mercadorias que chegam pelo rio e abastecerão a região continental de Belém. Música, comida, bebida, trocas comerciais, ofertas de produtos ilegais. Tudo existe ali, onde todos vivem o mesmo corre-corre em busca da melhor venda e, claro, também um pouco de diversão.

Raimundo Lopes chega às 18h no local e só retorna para casa às 10h da manhã. Além das noites acordado, ele conta que lá não existe feriado, férias ou final de semana. “Aqui é sete dias na semana, todos os meses do ano”. Mas mesmo depois de 11 horas de trabalho ele ainda mantém o bom humor e a simpatia com os colegas.

“Escolhemos essa vida então não podemos ficar reclamando. A madrugada é sacrificante porque deixa a gente longe da família, com uma rotina diferente dos outros empregados, mas no final vale a pena. A gente sabe que é privilegiado por todos os dias poder contemplar a visão desse rio, que pra mim é a parte mais bonita de Belém”, diz. E quando o sol chega com os primeiros raios de luz, parte de fluxo alucinante do lado mais antigo da feira desacelera. Enquanto a maioria dos cidadãos se prepara para circular o local, a Feira do Açaí solta os primeiros bocejos e é tomada por centenas de corpos deitados no chão. Aos poucos os mesmos personagens levantam e deixam o espaço para serem substituídos pelos amantes do dia. Depois do almoço, sono e abraço na família, recomeça a preparação do trabalho. Roupa vestida, bolsa equipada, um breve sinal da cruz, Raimundo olha pro céu, vê o sol se pôr e adentra novamente ao mundo da noite em Belém.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário