quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sanitários ecológicos para ribeirinhos.


Quinta-feira, 26/05/2011, 09h41
Solução simples a um velho problema de saneamento

“É uma ajuda pequena, mas significa muito pra gente, porque mostra que têm pessoas que se importam”. É assim que a dona de casa Maria do Carmo Santos comenta a novidade que chegou às casas de 113 famílias ribeirinhas que vivem nas ilhas da Região Metropolitana de Belém. Entre olhares curiosos e animados, o arcebispo Dom Alberto Taveira e membros da Cáritas de Belém inauguraram ontem a instalação de 83 sanitários ecológicos secos nas ilhas Longa e Urubuoca. O objetivo do projeto é preservar o meio ambiente evitando o lançamento de dejetos fecais nos rios. Iniciativa simples, barata e eficaz, que já tem alcançado resultados nas comunidades.

“Desde que colocaram os novos vasos, há algumas semanas, percebemos a diminuição dos casos de diarreia, vômito e a própria higiene ficou fortalecida”, garante a professora Sônia Souza. Tímido, Felipe Reis, 10 anos, foi breve para explicar a satisfação com o banheiro e deixou o sorriso falar mais que as palavras. “Ficou bem melhor que a sujeira de antes”.

Para o bom funcionamento do sanitário, contudo, é preciso conscientização de todos. Função que a professora Kátia Lima assumiu solicitamente. “Comecei a explicar pras crianças nas aulas o modo certo de usar e peço cuidado e atenção dos pais para preservar as instalações. Olhando agora tudo pronto e ao lado de visitas ilustres como essas, nós ganhamos mais esperança no futuro”.

Emocionado com as homenagens recebidas, o presidente da Cáritas, diácono Alexandre Martins, informou que este é apenas o começo de uma ação que pretende atingir toda a região ribeirinha do município. “Temos recebido apoio de algumas instituições, mas ainda nos faltam recursos para ampliar o projeto e realizar outros que também atenderão às demandas sociais”, confessa.

Para Dom Alberto, que há dois anos tem acompanhado de perto a realidade das comunidades, ontem foi um momento abençoado. “Demonstra o valor da caridade e a importância de se fazer o bem”, disse durante a missa realizada na ilha Urubuoca.

Contribuíram para a efetivação do projeto a Fundación Populorum Progressio e o Ibama, com a doação de madeiras apreendidas em atividades ilegais, e o Banco da Amazônia, com aproximadamente R$ 100 mil.

ÁGUA

Além dos sanitários, a Cáritas Belém também conta com um projeto de armazenamento e aproveitamento das águas da chuva, denominado “Água em casa, limpa e saudável”. Desde 2008, diversas residências nas margens dos rios foram contempladas com pequenas caixas d’água e um instrumento feito de garrafas plásticas, que purifica o líquido e o torna próprio ao consumo.

COMO FUNCIONA

O sanitário ecológico seco é uma tecnologia de engenharia sanitária que transforma dejetos humanos em adubo orgânico. Com uma divisória para fezes e urina, o recipiente proporciona um processo bioquímico, por meio da ação de bactérias e micro-organismos. Para funcionar, basta que, após sua utilização, a pessoa despeje um pouco de serragem e, uma vez por dia, uma colher de cal. (Diário do Pará)

Um comentário: