terça-feira, 3 de maio de 2011

"Cubrir o coração e a mente com o evangelho da paz".


“CUBRIR O CORAÇÃO E A MENTE COM O EVANGELHO DA PAZ”

Meus irmãos, diante de tudo o que estamos assistindo neste mundo, violência, miséria humana, vícios desenfreados, busca excessiva pelo ter, pelo prazer, pelo poder, encontramos nas Escrituras Sagradas uma exortação do Apóstolo Paulo (Fil.4.6-7) que nos leva a refletir de uma forma bem profunda.
Diz o texto: “Não ande ansiosos por coisas alguma, mas, em tudo, pela oração e súplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.
Depois de vestir a couraça, o soldado romano calçava as botas de combate, que tinham pregos nas solas, permitindo que o soldado permanecesse de pé durante o combate. Durante a batalha, ele colocava os pés firmemente no solo para que não escorregassem.
As botas eram parte fundamental da armadura. Cobriam e protegiam os pés, que têm a importante função de transportar todo o corpo. Sem as botas, o soldado seria incapaz de seguir para o combate, de marchar em terreno acidentado. Em contrapartida, com os pés bem calçados estava preparado para vencer longas distâncias, em qualquer terreno.
Meu querido irmão se quiser vencer a guerra, precisamos calçar as botas espirituais. Tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz, ficaremos não apenas invulneráveis e invencíveis como também prontos para marchar com ousadia e coragem para a batalha, superando todos os obstáculos e enfrentando todos os perigos, até mesmo a morte!
Mesmo durante o combate mais ferrenho, cercados por circunstâncias adversas, quando o diabo ataca o nosso corpo, a nossa família e as nossas finanças e a nossa mente está oprimida pelo medo, pela dúvida e pela descrença, manteremo-nos fortes e inabaláveis. Os nossos pés estarão plantados firmemente se estiverem calçados com a prontidão do evangelho da paz, que cumpre duas funções ao fortalecer-nos e preparar-nos para o combate:
1- Ela nos fortalece para enfrentarmos qualquer tribulação ou provação, sustentando durante a batalha.
2- Ela nos deixa pronta para proclamar a mensagem de salvação a qualquer momento.
Paulo comparou a prontidão do evangelho da paz às pesadas botas que os soldados usavam para proteger os pés. Como um guerreiro espiritual dos últimos dias, Deus já lhe concedeu esses calçados. Eles fazem parte da armadura espiritual fornecida pelo Senhor. Não podem ser confeccionados por esforços humanos. Deus os entregou a nós, mas, devemos calçá-los.
As botas do soldado romano lhe cobriam os pés. A prontidão do evangelho da paz cobre o coração e a mente do cristão. Assim como o soldado calçava as botas, temos de revestir o nosso coração e a nossa mente com a prontidão do evangelho da paz.
Isaías declarou: “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia” (Is.26,3).
Paulo não se referia a uma paz superficial, que sobrevém quando tudo em nossa vida está se desenrolando normalmente. Ele estava falando da paz de Deus, sobretudo, que vai além de nossa compreensão limitada!
O apóstolo se referia a uma paz que protege a nossa mente, fortalecendo-nos para que não tropecemos! Fala da paz divina que nunca fracassa e nunca muda da paz que não está deturpada pelo pecado ou pelo sentimento de culpa, muito menos pelo medo da morte!
Deus nunca quis que o seu povo vivesse com medo, preocupado e ansioso. Não é vontade dele que fiquemos caminhando de lado para outro a noite, preocupados com os nossos filhos. Não é plano dele que a nossa mente fique conturbado por causa das finanças, ocupada em descobrir como arranjar dinheiro para o conserto da casa ou do carro. Em como proceder se perdermos o emprego, em como pagar as contas. Ele não deseja que fiquemos ansiosos com as doenças que o diabo usa para nos atribular.
Deus quer que o seu coração e a sua mente sejam revestidos com a paz celestial!
O objetivo do diabo é atacar a sua vida por meio das circunstâncias, para deixá-lo com medo. Seu objetivo é que você duvide das pessoas de Deus e viva preocupada. Deseja que a sua mente e o seu coração esteja em constante distúrbio, para que você não consiga agir com fé nem receba a resposta ou o milagre de que necessita. O objetivo do diabo é influenciar as circunstâncias de sua vida para que você perca a confiança em Deus. Ele quer afastá-lo do Senhor.
Sem a paz de Deus revestindo a sua mente e o seu coração, você ficará enfraquecido e despreparado para enfrentar os ataques do diabo. Se a sua mente estiver atribulada, seja determinado: tome a atitude de buscar a paz que Deus lhe prometeu e revista a sua mente com ela!
“Senhor dá-nos a força para buscarmos a paz em nossas vidas e no nosso mundo. Que a Virgem de Nazaré nos abençoe e guarde para estarmos sempre livre da violência e do perigo da violência. Que o Espírito Santo nos guie pelos caminhos da paz e nos cubra o coração e a mente com o evangelho da paz. Amém!”

Diácono Luiz Gonzaga
Arquidiocese de Belém – Pará – Amazônia – Brasil.

diaconoluizgonzaga@gmail.com
diaconoluizgonzaga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário