sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"O SENHOR DOS EXERCITOS"


“SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.” (Salmos 84:12)
Senhor dos Exércitos… Esta passagem no Livro de Salmos nos revela este grande segredo, e quando realmente entendemos, aceitamos e praticamos esta confiança nEle… o milagre acontece.
Nestes dias, por causa da nossa filha, temos assistido, e muito, aos desenhos dos “The Veggie Tales” (Os Vegetais). São desenhos baseados em passagens e ensinamentos bíblicos, tem sobre Josué, Jonas, Gideão, o bom samaritano, e muitos outros! O que estamos vendo agora fala sobre “Davi e Golias” é uma história feita para crianças, algo muito lindo, e para falar a verdade, acho que eu e meu amor gostamos mais do que a Bella!!! (rsrsrsrsrs) O que sei é que esta história me despertou nesta noite, não a do desenho, mas a verdadeira em 1 Samuel 17:45, de como Davi enfrentou aquele gigante chamado Golias. E as palavras de Davi foram: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” Davi conhecia esse segredo!!! Por isso ele não teve medo de ir ao encontro do problema, pois sabia como solucioná-lo. Isso só veio a acontecer depois de 40 dias seguidos de muita afronta por parte de Golias, ele queria que “um” do exército de Israel fosse ao seu encontro para que lutassem cada um representando o seu povo, onde o lado que perdesse seria escravo do lado vencedor, mas Israel ficou tão em “choque” com o seu tamanho (+/- 3m de altura) que nenhum homem teve forças para ir ao seu encontro, foi quando surgiu Davi, que, com uma pedra, matou aquele gigante.
Mas a pergunta que ardeu em meu coração foi: “por que, muitas vezes, agimos mais como o exército de Israel e não como Davi?” Aquele povo já tinha visto Deus agir, livrar, fazer proezas em muitos outros momentos de suas vidas, mas “por que se esqueceram disso tudo naquele momento?” Não vou falar em tom de crítica contra este povo, e vou falar por mim mesmo (pois talvez você pense diferente…), mas eu sou igualzinho a eles!!! Os milagres acontecem todos os dias, seja provisão, livramentos, cura… e muitas vezes, quando surge um novo obstáculo, um novo “gigante” em minha vida, o primeiro pensamento que vem é: “Agora ta difícil… Não sei o que fazer… Será?” e, ao invés de clamar ao Senhor dos Exércitos por mais um milagre, me entrego à murmurações, lamentações, tristeza, dúvida… louvado seja Deus por minha esposa, que sempre que me vê desse jeito me lembra que nós servimos à um Deus que é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos (Efésios 3 : 20)!!! Mas… “Por que oscilamos tanto?” Se um dia fomos libertos, em Cristo, devemos viver como tais, livres, pois a verdade já nos foi revelada!!! “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32) O Senhor deseja ver o nosso posicionamento, fazer a nossa parte, que é “confiar nEle”. Como está em 1 Reis 18:21: “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” A pergunta foi lançada!!! Não vamos fazer parte deste povo que ficou sem resposta, que não teve forças nem coragem para defender a sua fé, mas sim daquele povo que pode levantar a cabeça e declarar: “Eu sei em quem tenho crido. Maior é o que está em mim do que o que está no mundo!!!” É isso o que Ele procura, pessoas decididas, verdadeiras, entregues não às suas dúvidas e medos, mas sim à certeza da vitória que um dia lhes foi revelada!!!
É hora de nos posicionarmos, não vamos esperar o próximo “gigante” surgir à nossa frente. Aquele que fez ontem, é fiel para fazer hoje, e fará amanhã também. Não estamos largados ao nada, sem ter a quem recorrer, mas nós temos um Pai que está disposto a tudo por Seus filhos. E Este pai está buscando estes filhos, pessoas que sabem que não estão perdidas, que tem Alguém em quem podem confiar. Ele só está esperando o seu chamado para vir correndo para socorrê-los, como está em João 4:23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” Ele está olhando sobre a terra, buscando os Seus filhos!!! Não vamos esperar mais “40 dias de afronta” deste mundo para lembrarmos ou assumirmos nossa identidade. Vamos fazer como Davi: “Eu sou filho, e o meu Pai, além de pai, é o Senhor dos Exércitos. A quem temerei?”
A guerra já está declarada, uma guerra não só contra o mundo com todo o seu engano e maldade tentado nos oprimir mais e mais a cada dia, mas uma guerra também contra o nosso próprio “eu”, que em muitos momentos insiste em lutar na sua força ou na sua forma de pensar, onde o resultado sempre vem a ser decepção, dor… Você pode olhar para esta palavra e pensar: “Você não sabe a luta que é o meu casamento…” ou: “Eu não acho emprego em lugar algum…” ou: “Esses meus filhos, não sei mais o que fazer…” Sei que as lutas são muitas e que os “gigantes” se levantam a cada dia, mas… devemos lembrar e confiar que maior do que qualquer “gigante” é o nosso Deus!!! Sei que não é fácil, mas devemos vencer o nosso “eu” e entregar estas lutas a quem realmente pode vencê-las, o Senhor dos Exércitos. E declarar, seguindo o exemplo de Davi: “Problemas, no casamento… emprego… filhos… eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, a quem tens afrontado.”
Não desista desta luta, fique firme, sem dúvida você verá mais um “gigante” caindo derrotado à sua frente. Como está em Romanos 8:37: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”
Diácono Luiz Gonzaga (Arquidiocese de Belém)
diaconoluizgonzaga@gmail.com.br

Um comentário:

  1. Glória a Deus por essa palvras, são palavras de bênçãos que tocaram em meu coração.
    Que o Senhor lhe dê sempre sabedoria e derrame as mais ricas bênção em sua vida.

    ResponderExcluir