quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O pecado e suas consequencias

“O pecado e suas conseqüências”

Vamos primeiro conceituar o que é o pecado para depois falar das suas conseqüências.

O que é o pecado? É a transgressão da Lei. É rebelião, errar o alvo, é andar em desacordo com os princípios divinos.
(1 João 3,4) “Quem comete pecado, transgride também a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”.

Temos quatro áreas de atuação do pecado, da transgressão da Lei Divina. Vejamos quais são:

1)- O homem peca quando transgride as normas estabelecidas por Deus em relação ao Criador.
Ou seja: Quem crê em Jesus não é condenado, mas, quem não crê transgride a Lei Divina e está condenado.
(João 3,18) “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Único de Deus”. (1ª transgressão da lei: “Não crer em Deus”).

2)- O homem peca quando transgride as normas estabelecidas por Deus em relação a seu próprio corpo.
Ou seja: Se alguém destruir o Templo de Deus (corpo), Deus o destruirá.
(1 Cor.3,16-17) “Não sabeis que sois Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o Templo de Deus, Deus o destruirá, porque o Templo de Deus é Santo e esse Templo sois vós”.(2ª transgressão da Lei: “Destruir seu corpo que é Templo do Espírito Santo).

3)- O homem peca quando transgride as regras de Deus em relação ao seu semelhante.
Ou seja: Devemos amar ao próximo como a nós mesmo.
(Mateus, 22,39) “Amarás ao próximo como a ti mesmo”. (3º transgressão da Lei: “Não amar ao próximo como a si mesmo”).

4)- O homem peca quando transgride as regras de Deus em relação a natureza.
Ou seja: Quando destrói a natureza por ganância ou maldade. Deus criou as plantas, os animais e as ervas para o mantimento do homem. Podemos matar os animais para a nossa subsistência e não por maldade ou ganância de lucros.
(Gênesis,1.29-30) Deus disse: “Eis que vos dou todas as plantas que produzem sementes e que existem sobre toda a terra e todas as árvores que produzem frutos com sementes para vos servirem de alimento. E todos os animais da terra, todas as aves do céu... para seu alimento” e assim se fez. (4ª transgressão da Lei: “Destruição da natureza”).

Já vimos o que é o pecado e as suas transgressões. Agora vamos ver: “A origem do pecado”.

O pecado originou-se no coração de Lúcifer, quando ele intentou, planejou, teve o orgulho de ser igual a Deus.
(Ezequiel 28,15) “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que, se achou pecado em ti”. O pecado do orgulho de ser igual a Deus.
Outro texto: (Ezequiel 28,2) Assim diz o Senhor Deus: “Porque teu coração tornou-se orgulhoso... tu, porém não é um deus, mas, pensastes ter a mente igual de Deus”.

O grande problema é que Lúcifer não estava satisfeito em ser o querubim ungido (anjo investido de autoridade) para proteger o Éden.
Lúcifer era formoso e sábio. Ele habitava entre pedras preciosas no Éden, o Jardim de Deus.
(Ezequiel 28,13-14) “No Éden, no Jardim de Deus te achavas. De todo tipo de pedra preciosa era o teu manto: cornalina, topázio, berilo, crisólito, ônix, jaspe, safira, granada e esmeralda. Teus engastes foram trabalhados em ouro preparados no dia em que foste criado. Como um querubim protetor eu te havia colocado”.

Ocorreu então que, por sua rebelião e egoísmo, Lúcifer foi expulso do Éden, o Jardim de Deus, do céu, dando origem ao pecado e levando consigo um grande número de anjos.
(Apoc. 12,9) “Foi expulso o grande dragão, a antiga serpente chamado de diabo ou satanás, sedutor de toda a terra habitada, foi expulso para a terra e seus anjos foram expulsos com ele”.

Temos aqui três nomes: “grande dragão”, “antiga serpente” e “sedutor da terra”. Ou seja: Temos com três nomes, aquele que, usa sua tática, sua artimanha e sua força para enganar, seduzir, mentir para os filhos de Deus. Ele faz isso porque é mentiroso e inimigo da verdade.
(João 8,44) “... ele era homicida desde o princípio, não se manteve na verdade porque nele não há verdade. Quando diz mentiras fala sua própria linguagem porque é mentiroso e pai da mentira”.

O que aprendemos aqui: Satanás, diabo, cramulhão, encardido, grande dragão, sedutor da terra, capeta..., é sempre em adversário de Deus, pois, seduz o homem com mentiras. Ele é o agente e origem do pecado. Foi ele quem, com mentiras, provocou a queda do homem. Cuidado, ele é astuto.

“A queda do homem”: Destituído de todos os privilégios celestiais, Lúcifer, achou no homem a obra prima de Deus, a maneira de se vingar de Deus – Criador.
Dessa forma, arquitetou um plano para levar Adão e Eva a desobedecerem à ordem divina ao darem ouvidos a suas palavras enganosas, mentirosas, sedutoras. Adão e Eva cederam ao engano, astúcia, dedução de satanás. Ver: Todo capítulo de Gênesis 3/ Romano 5,12-19.

O princípio fundamental do pecado é o egoísmo, o meu “EU” e a rebelião contra Deus. Na queda do homem, o diabo ou como queira chamar, apelou para tudo que poderia despertar o egoísmo e a rebelião de Adão e Eva. Ele seduziu, mentiu e eles acreditaram na mentira de satanás de que poderiam ser iguais a Deus e assim conhecer o bem e o mal. Ver: (Gênesis 3,4-5)

Conhecer o bem e mal, significa: A totalidade do conhecimento. Mas ao tentar obter a totalidade do conhecimento, o homem entra em conflito com Deus. O homem não pode pensar como Deus. O homem não entende os desígnios de Deus.
Leia o que diz Paulo na carta aos Romanos 11,34. O homem é criatura, portanto, tem que ser submisso a Deus. Ver: Tiago, 4,7.
Ouço muito as pessoas dizerem: “Fui tentado por Deus”. MENTIRA. Veja o que diz Tiago em 1, 13. Deus respeita o livre arbítrio do homem. Deus dotou o homem de capacidade de escolha. Por ter o homem escolhido o mal, entra o pecado no mundo.

Plantando aquela árvore no Éden e proibindo o casal de saborear o seu fruto, Deus estava dando ao homem a possibilidade de servi-lo espontaneamente, escolher obedecer às ordens dadas por Deus.
A vontade de Deus é que Adão e Eva escolhessem o melhor.

Mas respeitando o livre arbítrio do homem, sua liberdade de escolha, Deus sempre deixa a escolha de obedece-lo ou não a critério do homem. Ver: Deuteronômio 11,26-29.
A razão da queda do homem foi tão somente em conseqüência da sua escolha errada, preferindo a sedução de satanás a escolher Deus.
Refletir: Será que não estamos fazendo escolhas erradas? Será que não estamos nos deixando seduzir por satanás? Será que não estamos preferindo satanás a Deus?

A bíblia diz que, pelo primeiro homem, Adão, entrou o pecado no mundo (Romanos 5,12). Agora por ser a humanidade descendente de Adão, todo ser humano já nasce em pecado, o pecado original, que somente o batismo é capaz de tirar. Ver: Salmo 51,6 e Provérbios 28,13.

O pecado é responsável por toda espécie de miséria e condenação humana. Com essa natureza pecaminosa, o ser humano comete atos pecaminosos cada vez mais claros contra Deus e o seu próximo (violência sem freio, famílias destruídas...)

“Conseqüências do pecado”: 1)- O pecado cauteriza a mente. O pecado extirpa, ou seja, destrói a mente do homem. O homem torna-se insensível e sem afeto natural. O pecado tem o poder de entorpecer, debilitar a consciência da pessoa. Ver 2 Timóteo 3,1-3.

2) – O pecado impede a prosperidade: A pessoa que peca, nuca prospera em nenhuma das dimensões da prosperidade. Física, material e espiritual. Não consegue concluir nenhum projeto em sua vida. Ver Salmo 107,17.

3 ) O pecado afasta o homem de Deus: O homem afastado de Deus fica à mercê das desgraças, dos seus próprios vícios e prazeres. Ver Isaias 59,1-2. O afastamento de Deus nos leva a sermos escravos dos vícios, mentiras, orgulho e prazeres desregrados (hedonismo). Ver Judas 1,7

4)- O pecado leva a morte: A morte eterna que é a separação definitiva de Deus. Ver Romanos 3,23.

Qual então o remédio para o pecado? ARREPENDIMENTO/CONFISSÃO E DEIXAR DE PECAR.

Arrependimento: Este é o primeiro passo para a salvação. Arrependimento dos pecados cometidos, das transgressões e rebeliões que fazemos contra Deus. É mudar na mente e no coração de forma sincera. Ver Atos 3,28.

Confissão: Além do arrependimento é necessário, confessar os pecados cometidos. É necessário, admitir o erro e confessa-lo com a própria boca. Ver: 1 João, 1,9.

Deixar o pecado: É preciso, abandonar o pecado, não continuar no erro. Ver: João 8,10-11.

Jesus que insistir em nós, por isso diz a mulher adúltera, como diz a cada um de nós: “Vai e não peques mais”.
Jesus quer nos conquistar e não nos destruir. O verdadeiro amor de Jesus por nós faz com que Ele nunca desista de nós, por mais que nós no dia a dia o decepcionamos.

Jesus não tem medo de perder o que tiramos dele, sua paciência. O que Ele tem medo é de nos perder para o mundo, para sedução de satanás, pela liberdade de escolha que nos dá.
Qual a sua escolha?

diaconoluizgonzaga@gmail.com

Um comentário:

  1. A velhice é consequencia do pecado? É consequencia ou intervenção dopecado?

    ResponderExcluir