quarta-feira, 28 de março de 2012

COMO COMBATER AS ESTRIAS NA ADOLESCÊNCIA.


Resultado da ruptura das fibras de colágeno e elastina nas camadas profundas da pele, a estria é hoje uma das principais queixas dos adolescentes que procuram as clínicas de estética.

A adolescência é marcada por muitas transformações físicas, principalmente o rápido crescimento corporal. Em pessoas com predisposição familiar, a pele pode não suportar esse intenso estiramento, originando uma espécie de rasgo: é a estria. Isso explica a predileção dessa vilã da beleza nas áreas do corpo mais sujeitas a tração: bumbum, quadril, coxas, seios, barriga, região lombar e atrás dos joelhos.

Assim que surgem, as estrias são avermelhadas, situadas um pouco acima ou no mesmo nível do restante da pele; lembram pequenos arranhões e são frequentemente acompanhadas de coceira. Nesse período, o organismo manda bastante sangue para a região afetada na tentativa de reverter o quadro. Se o tratamento não for instituído nessa fase, o processo se perpetua até a formação de uma cicatriz esbranquiçada e funda, quando a cura já não é mais possível.

Mas nem tudo está perdido! Com os avanços na área da dermatologia estética, é possível amenizar estrias brancas (antigas) e até mesmo reverter completamente as vermelhas. No Centro Avançado em Medicina e Estética, as médicas Hosana Reis e Flavia Maia utilizam técnicas de peeling químico com ácidos (glicólico, retinóico), intradermoterapia e carboxiterapia, obtendo excelentes resultados no tratamento dessa alteração cutânea.

Dúvidas freqüentes

1. Minha mãe tem estrias. Eu também vou ter?
É bastante provável que você venha a tê-las, pois o componente genético é muito importante no desenvolvimento das estrias.

2. Malhar causa estrias?
Não necessariamente. Mas é bem verdade que o estiramento que a pele sofre durante a prática pode levar ao aparecimento das marquinhas.

3. Por que os homens têm menos estrias?
A transformação corporal na adolescência é menos intensa que nas mulheres. Além disso, os hormônios femininos enfraquecem as fibras de colágeno, facilitando sua ruptura.

4. Minha mãe disse que quando eu menstruar a 1ª vez, não devo coçar o bumbum para não ter estrias. É verdade?
Não. A coceira tem a ver com o surgimento das estrias e o ato de coçar não interfere na sua evolução.

5. Qual o melhor momento de tratar?
Sem dúvida alguma, na fase que se encontram avermelhadas, isto é, recentes. As chances de cura são bem maiores.

6. O sol ajuda a disfarçar estrias?
Definitivamente não. Como se tratam de cicatrizes, não possuem melanina (o famoso pigmento que dá cor à pele) e, portanto, não se bronzeiam como a pele normal, ficando mais evidentes.

7. Existe prevenção?
Felizmente, sim! Tomar bastante água, usar um bom hidratante, além de evitar grandes variações de peso (efeito sanfona) ajudam a manter sua pele lisinha e livre de estrias.

Fonte: última hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário