segunda-feira, 5 de março de 2012

IMAGEM PEREGRINA DA VIRGEM DE NAZARÉ ESTÁ EM PORTUGAL.

Da Redação
Agência Pará de Notícias

em 04/03/2012 às 22:20

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, que leva cerca de 2 milhões de romeiros no mês de outubro às ruas de Belém, capital do Pará, durante o Círio, foi colocada lado a lado, pela primeira vez, da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, no Santuário de Nazaré, em Portugal. O fato histórico foi promovido por diretores do Círio, entre eles o padre Sílvio, pároco de Nazaré; pelo presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, e por representantes do Clero e de autoridades políticas de Portugal.



Desde o último dia 29 a imagem peregrina está em Portugal. Depois de ficar um dia exposta no Parque das Nações, onde até domingo (4) acontece a Feira de Turismo de Lisboa (BTL), seguiu na quinta-feira (1º) para Nazaré, um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo, onde foi recebida com honras de Chefe de Estado, durante missa que teve participação da cantora Fafá de Belém e do pianista Paulo José Campos de Melo.



Na tarde desta sexta-feira (2), as imagens foram reverenciadas juntas. "Este é um momento que marca a história do turismo religioso do Pará e, acima de tudo, marca a história da relação dos portugueses e dos paraenses com Nossa Senhora de Nazaré", disse Adenauer Góes. Padre Sílvio foi responsável pela condução da imagem peregrina até o altar da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré. Ele reconheceu o momento como único.



Fátima - Parte da comitiva de paraenses que acompanham a imagem peregrina a Portugal permaneceu nesta sexta-feira no Parque das Nações, onde uma réplica da imagem está exposta para visitação de operadores, agentes e representantes de países participantes da maior feira de turismo da Europa, que deve receber 75 mil visitantes até domingo.



Outros membros da Diretoria do Círio e do Departamento de Marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) visitaram o Santuário de Fátima, outro importante centro de peregrinação, onde foram recebidos pelo padre Luciano Cristino, pároco de Fátima.



O religioso lembrou aos visitantes, entre os quais o padre José Ramos, presidente da Diretoria do Círio, e Adenauer Góes, que o Santuário de Fátima, em Belém do Pará, foi construído com incentivo e apoio de autoridades religiosas de Portugal. Adenauer Góes lembrou que o falecido comendador português Joaquim Marques dos Reis, empresário do setor turístico no Pará, também contribuiu para a construção do Santuário de Fátima. Ao final da visita, os padres Ramos e Sílvio celebraram uma missa na capela de Fátima.



Neste sábado (3), às 8h, a imagem peregrina deixará a cidade de Nazaré, onde já foi vista por quase 10 mil pessoas. Após a missa, ela retorna ao Parque das Nações, em Lisboa, onde permanece até o final da tarde de domingo, quando às 16h será recebida em uma programação especial no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa.



Texto:
Benigna Soares - Paratur
Fone: (91) 8360-0506 / (91) 8842-8129
Email: turismoparaense@gmail.com / benignasoares@globo.com

Companhia Paraense de Turismo
Praça Waldemar Henrique, S/N. Belém-PA. CEP: 66010-040
Fone: (91) 3212-0669 / 3223-2130
Site: www.paraturismo.pa.gov.br Email: presidencia@paratur.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário