segunda-feira, 5 de março de 2012

DIZER O NOME DE QUEM VAI FAZER AS LEITURAS NA LITURGIA?

Dizer o nome de quem vai fazer as leituras na Liturgia?

Frei José Ariovaldo da Silva, OFM, ariovaldo@itf.org.br
MESTRE EM SAGRADA LITURGIA, ATUALMENTE É PROFESSOR DOINSTITUTO TEOLÓGICOFRANCISCANO DE PETRÓPOLIS-RJ

Principalmente em missas mais importantes, com grande afluxo de pessoas vindas de diferentes lugares, existe muitas vezes, em nossas igrejas, o costume de dizer o nome de quem vai proclamar a palavra de Deus. "Quem vai fazer a leitura é fulano…", proclama lá na frente o(a) comentarista para toda a assembleia reunida.

O nome de alguém sempre foi muito importante. Ele representa a própria pessoa. E dizer o nome da pessoa, consequentemente, significa colocá-la como que em primeiro plano, dar-lhe destaque frente à assembleia. É muito importante.

A Constituição sobre a Liturgia, do concílio Vaticano II, nos ensina que, "é Cristo mesmo que fala quando se lêem as Sagradas Escrituras na Igreja" (SC 7). Portanto, quando na liturgia se fazem as leituras, se canta o salmo e se proclama o Evangelho, é Cristo mesmo que se comunica com seu povo reunido. Ele é o personagem central, o grande protagonista da ação litúrgica. "Na liturgia Deus fala a seu povo. Cristo ainda anuncia o Evangelho" (SC 33). É o que nos ensina a Igreja.

Assim sendo, quando o(a) comentarista diz o nome da pessoa que vai proclamar a palavra de Deus na liturgia…, sabe o que acontece? Acontece uma espécie de deslocamento de eixo, um "desvio de atenção" em relação Àquele que deveria ser o personagem central e único do momento celebrativo. A atenção que deveria ser voltada toda só para o Senhor que nos fala, para a sua Palavra, essa atenção de repente é desviada, mesmo que seja por um instante só, para o nome da pessoa que vai fazer a leitura. O nome da pessoa tomou o lugar da Palavra… Aconteceu uma espécie de "ruído" teológico-litúrgico, uma desconcentração.

Pensemos! Naquele momento, no momento da Palavra, importante mesmo, mais importante que tudo, e que unicamente merece destaque, é o Nome por excelência, isto é, o Verbo que nos fala! Por isso, vale aqui aquela máxima do profeta João Batista: "É necessário que ele cresça e eu diminua" (Jo 3,30). É necessário que a Palavra apareça, e quem a proclama diminua.

Assim sendo, por causa da insubstituível dignidade que a palavra de Deus tem, fica claro que se deve realmente evitar dizer o nome da pessoa que vai fazer a leitura na missa ou em outras celebrações litúrgicas. E assim estaremos também colaborando para que a Palavra, acima de tudo ela, apareça e cresça em toda a sua pujança no coração da assembleia litúrgica!…

E se você fizer questão de dizer o nome do leitor ou da leitora, faça-o talvez antes de a missa começar, mas não em plena celebração da liturgia. Por que? Você já sabe!… Por causa da importância central da Palavra na celebração litúrgica, tão enfatizada pelo concílio Vaticano II há quarenta anos.

Perguntas para a reflexão pessoal e em grupos:

Em sua comunidade, há o costume de dizer o nome da pessoa que vai fazer a leitura durante a liturgia?

O que acontece de importante na hora em que se proclama uma leitura na missa ou em outras celebrações litúrgicas?

Por que então se deveria evitar dizer o nome da pessoa que vai proclamar a Palavra, durante a celebração?



Fonte: Celebrai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário