domingo, 11 de dezembro de 2011

MOSQUEIRO, LOUVA NOSSA SENHORA DO Ó.


Domingo, 11/12/2011, 02h29.

Mosqueiro louva Nossa Senhora do Ó.

O distrito de Mosqueiro comemora este domingo o 143º Círio de Nossa Senhora do Ó, padroeira do balneário. Neste ano, a festividade traz como novidade uma extensa programação cultural que toma a ilha até o dia 18 de dezembro, com o sorteio de um carro zero para comunidade católica da Bucólica.

O festejo mantém a tradição de procissão, realizada sempre no segundo domingo de dezembro, mesmo que o plebiscito sobre a divisão do Estado tenha sido marcado para o mesmo dia - a organização da festividade decidiu manter a data do calendário católico.

A assistente social Raí Cezar, coordenadora geral do Círio de Mosqueiro, em 2011, aposta que a realização do plebiscito não vai afetar na participação da população na grande procissão. “Esperamos receber cerca de 200 mil pessoas. A organização do plebiscito não observou as manifestações religiosas das comunidades que acontecem no Estado, mas não deixaríamos de realizar nosso Círio, que já é uma tradição centenária”.



PREMIAÇÃO

De acordo com a assistente social, a paróquia está organizando a festividade desde abril deste ano e teve a iniciativa de realizar shows para comunidade, além de um sorteio com prêmios para a população. “Além de shows populares com a musicalidade da cultura paraense, também temos na programação shows gospels de bandas da terra e que vêm de ouras localidades. Umas das atrações é o cantor Cosme de Oliveira, do Rio de Janeiro, um jovem que conseguiu ser resgatado do mundo da violência e das drogas através da igreja católica e hoje faz sucesso com músicas de louvor trazendo abordagens de esperança e fé para outros jovens”, diz.

Raí Cezar explica ainda que a maioria dos prêmios são doações de empresário e políticos do Estado. O maior prêmio é um Celta zero quilômetro, que ainda não está totalmente pago. “Faltam apenas R$ 10 mil para quitá-lo, o que é uma benção, pois estamos tendo todo apoio possível para a realização da festividade”.

Com apoio da TV RBA, a coordenação do Círio também vai premiar os participantes com uma moto Honda 125. Os outros prêmios são uma geladeira, quatro fogões e cinco notebooks - doações de empresários e políticos que se interessaram pela causa.

As cartelas são vendidas na sala de plantão do Círio com o valor de R$ 2. O sorteio será no dia 18 de dezembro, no último dia da festividade.

Anúncio do nascimento de Jesus envolve tradição cristã

Mosqueiro iniciou a programação do Círio desde ano na última segunda-feira, 05, com o movimento popular de lavagem da Igreja Matriz, juntamente com o Corpo de Bombeiro. Na terça-feira, a segurança pública da ilha realizou uma romaria em homenagem à santa. Na quarta-feira, foi a vez dos motoqueiros, com a moto-romaria. Na quinta-feira, aconteceu a “Caminhada da Fé” e na sexta-feira o encerramento das peregrinações se deu com uma missa na igreja matriz.

No sábado de manhã, a homenagem veio da comunidade da Ilha do Caruaru, com uma ‘remaria fluvial’. À tarde foi a vez dos ciclistas, que sairam do Porto do Pelé em direção à Igreja Matriz.

Às 18h, a missa que antecede a trasladação deu início ao Círio de Mosqueiro. A santa saiu da Igreja Matriz para a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, onde pernoitou.

Este domingo, por volta das 7h, a santa volta para a Igreja Matriz, com previsão de chegada às 12h.

A programação da festividade de louvor a Nossa Senhora do Ó seguirá até o dia 18, com várias atrações culturais e show pirotécnico com cerca de três mil foguetes na Praça Matriz, na Vila.



HISTÓRIA

Também conhecida como senhora da fertilidade, Nossa Senhora do Ó recebeu nome devido a um episódio ocorrido com Maria: no momento em que foi informada pelo anjo Gabriel que seria mãe de Jesus, admirou-se com a bondade de Deus e teve a expressão de surpresa: “Ó”!

Em Mosqueiro, os louvores à santa iniciaram em 1868, quando um pároco à época propôs à comunidade que louvasse outra santa em vez de Nossa Senhora de Nazaré. Com grande aceitação da comunidade local, a santa tornou-se padroeira da ilha.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário