terça-feira, 13 de dezembro de 2011

GOV. SIMÃO JATENE FALA SOBRE O PÓS PLEBISCITO NO PARÁ.


Em entrevista, Jatene fala sobre o pós-plebiscito.

Segunda-Feira, 12/12/2011, 23:05:19 - Atualizado em 12/12/2011, 23:11:32

O governador do Estado do Pará, Simão Jatene, foi o convidado da noite de hoje (12), do programa Argumento, comandado por Mauro Bonna. Jatene respondeu perguntas do apresentador e de paraenses que enviaram mensagens pela internet, sobre o Pará pós plebiscito.

“Em uma sociedade democrática, as decisões se fazem pela maioria, mas nesse fato, o fato de a grande maioria opinar sobre alguma decisão não tira a legitimidade da vontade de mudar”, afirmou o governador. “Na divisão existem os interesses localizados das classes, mas não dá pra negar o que hoje está acontecendo. É preciso ter humildade de admitir”, disse Jatene com relação aos problemas enfrentados pelo Pará e também por outros estados brasileiros.

Sobre o Plebiscito, o governador afirmou: “Precisamos acima de tudo tirar lições. Todas as lideranças, independente de partido, tem que reconhecer que é legítimo o interesse. O homem votou por mais saúde, mais educação, mais segurança. Naquele momento estava buscando melhoria na qualidade de vida”.

O governador falou sobre o Pacto Federativo, que segundo ele, não corresponde às necessidades básicas da população. “Não temos tido condições de articular recursos para o estado”.

MUDANÇA DE CAPITAL

Durante a entrevista, foi levantada uma antiga discussão sobre a transferência da capital do Estado para Belo Monte. "Se mudar capital e não existir recursos, ela será uma capital pobre. Temos que rever as taxas tributárias do país", comentou Jatene

“Os estados brasileiros, pela forma como está a divisão e recursos, padecem de uma insuficiência de recursos. Somos maiores produtores de bauxita, os segundos maiores de ferro, produtores de recursos florestais e a renda per capita é metade da media nacional”, explicou o governador.

“Nosso sistema fiscal não contribui para que estados e municípios que tem economia e recursos naturais possam ter isso no orçamento, mais escolas, mais hospitais”, argumentou. "Quem disser que vai acabar com a probreza vai estar forçando. Temos que rever o pacto federativo e buscar resolver as necessidades".

MINIMIZAR PROBLEMAS

Jatene falou sobre a questão das distâncias no Estado e apresentou uma possível solução. “Pode ser minimizada pelo avanço tecnológico, as grandes corporações fazem teleconferência”, disse.

O governador comentou ainda sobre concursos e reajuste para salários de professores; sobre demora na liberação de licenças ambientais para criação de portos em Santarém, sobre os ajustes no Navegapará e sobre a paralisação do projeto Ação Metrópole.

“É um projeto importante, mas como o governo estava com problemas de regularização das compras, agora no final de ano é que voltamos a ter dinheiro para as ações, estamos rediscutindo a questão do financiamento”, explicou Jatene sobre o Ação Metrópole. “Projeto Ação Metrópole não é simplesmente um corredor, é transporte”, completou.

"Todos tem o direito de ter uma vida digna e nunca a esperteza vai se sobrepor à sabedoria", disse. “Coragem pra mudar, mas humildade para ouvir, compreender que temos “, finalizou.

(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário