terça-feira, 26 de abril de 2011

João Paulo II, exemplo de salvação.


PARA BENTO XVI, JOÃO PAULO II É EXEMPLO DE SALVAÇÃO

CIDADE DO VATICANO, 21 ABR (ANSA) - O papa Bento XVI afirmou hoje que seu antecessor, João Paulo II, é um exemplo de salvação para todos os cristãos e foi uma "grande testemunha de Deus e de Jesus Cristo".

"Quando no próximo primeiro de maio for beatificado o papa João Paulo II, pensaremos nele cheios de gratidão, [ele] que [foi] uma grande testemunha de Deus e de Jesus Cristo em nosso tempo, como homem preenchido pelo Espírito Santo", declarou o Pontífice na homilia da missa de crisma celebrada na Basílica de São Pedro, junto ao cardeal vicário Agostino Vallini, e ao clero de Roma.

O Santo Padre afirmou que, "apesar de toda a vergonha pelos nossos erros, não devemos, porém, esquecer que ainda hoje existem exemplos luminosos de fé" e que, em sua visão, "mediante sua fé e seu amor, dão esperança ao mundo".

A dez dias da cerimônia de beatificação de Karol Wojtyla, o líder máximo da Igreja Católica pediu que os fieis recordassem "o grande número daqueles que ele beatificou e canonizou" e que fornecem aos fieis "a certeza de que a promessa de Deus e sua obrigação ainda hoje não caíram no vazio".

Durante a missa, Joseph Ratzinger também versou sobre a religiosidade nos tempos atuais, e criticou o Ocidente por se distanciar da fé, assim como de sua história e cultura.

"Talvez não seja verdade que o Ocidente, os países centrais do cristianismo, estejam cansados de sua fé e, entediados por sua própria história e cultura, não querem mais conhecer a fé de Jesus Cristo?", questionou.

João Paulo II será beatificado em 1 de maio, no Vaticano, em uma cerimônia presidida por Bento XVI. A titulação ocorre seis anos após sua morte, em 2 de abril de 2005. Para se tornar beato, foi preciso que o ex-Pontífice tivesse um milagre reconhecido. Trata-se do caso da freira francesa Marie Simon-Pierre, que foi curada "inexplicavelmente" do mal de Parkinson, após orar pedindo por sua intercessão.

Após a beatificação, setores do Vaticano já assinalaram que pretendem abrir um processo para canonizá-lo -- ou seja, torná-lo santo. Para isso, é preciso que mais um milagre dele seja reconhecido. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário