terça-feira, 26 de abril de 2011

Dom Orani João celebra missa de páscoa e almoça com população de rua.


Na manhã deste Domingo de Páscoa, 24 de abril, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa na Catedral.

A celebração, que recorda a Ressurreição de Cristo como renascimento dos cristãos, teve a presença da população de rua do Rio de Janeiro e de membros da Comunidade Shalom, que encerrava o Retiro da Semana Santa.

Junto com o arcebispo, concelebraram o cura da Catedral, monsenhor Aroldo Ribeiro e o padre Aristóteles Alencar, consagrado da Comunidade Shalom, que veio de Fortaleza pregar no retiro.

No início da missa, Dom Orani realizou a aspersão da água benta, recordando o Batismo de todos os presentes. Ele disse que se a Quaresma colocou os cristãos em conversão, o tempo da Páscoa os chama para uma vida renovada.

Durante a homilia, o arcebispo destacou que este é o momento em que a Igreja renasce. E que, a cada Páscoa é um passo a mais até a Páscoa definitiva. Dom Orani disse ainda que, além do testemunho apostólico, os cristãos são chamados a ter Jesus presente em suas vidas.

- Também nós fomos escolhidos, assim como os apóstolos, para sermos testemunhas de Jesus no mundo. Devemos dar o testemunho com a vida e anunciar com a Palavra a Salvação, enfatizou.

Antes de terminar a celebração eucarística, monsenhor Aroldo Ribeiro pediu palmas e orações para Dom Orani, já que na segunda-feira, 25 de abril, ele completa 14 anos de ministério episcopal.

Almoço de Páscoa com a população de rua

Após a missa, homens, mulheres e crianças foram ao subsolo da Catedral para um almoço abençoado. Além de receber a benção do arcebispo, estavam todos entusiasmados com a oportunidade de confraternização.

- Espero todos os anos por esse momento, é quando consigo comer com minha família reunida e sem ter que dividir um prato só, disse Francisco Silva, 38 anos, desempregado.

Foi para todos um momento de muita alegria. Além da música tocada por homens assistidos da Comunidade Betânia, o cardápio estava caprichado: feijoada completa, suco, fruta e bombom para todos.

Dom Orani destacou para a população de rua a importância da Páscoa para os cristãos e disse que, essa data é o que estimula a todos a viverem a fraternidade e a solidariedade. Ele lembrou também que os moradores de rua são apenas uma das realidades da cidade.

- Nesta confraternização com a população de rua, queremos mostrar que mesmo diante das dificuldades é possível renascer para uma nova vida em Cristo Jesus. Hoje temos um grupo de pessoas que nos recordam que temos realmente muito a fazer enquanto cristãos. Essa cidade ficará ainda mais bonita quando todas as pessoas viverem com dignidade, disse Dom Orani.
Fonte:http://www.portalum.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário