sexta-feira, 12 de setembro de 2014

POTENCIALIDADES DO TURISMO RELIGIOSO DO PARÁ. VOZ DE NAZARÉ.

DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/09/2014
JORNAL: VOZ DE NAZARÉ. 
Em Nazaré
Potencialidades do  turismo religioso do Pará é destaque em evento

O objetivo é mostrar a importância da boa receptividade durante o Círio

 
 
Promovido pela Paróquia de Nazaré, o Seminário de Turismo Religioso “Círios, a corda que entrelaça o Pará” que aconteceu de 8 a 10 de setembro, no Centro Social de Nazaré, contou com 310 inscritos nos ciclos de palestras, mesas redondas, debates e apresentações teatrais que aconteceram durante os três dias de evento.

Para mostrar as potencialidades do turismo religioso no Estado do Pará, a Pastoral de Turismo, da Paróquia de Nazaré teve como intuito reunir estudantes e profissionais de turismo, marketing e a sociedade em geral, para discutir e apresentar os diversos roteiros religiosos existentes no Estado, durante o ano todo independente do período das festividades do Círio de Nazaré, que é o marco do turismo religioso no Pará.

A coordenadora do evento, Janes Cléia, falou sobre a importância de se promover um evento que ressalte as festividades religiosas do Estado. “O Seminário teve a importância de mostrar aos voluntários como receber as pessoas na época do Círio assim como abordar nas palestras as diversas festas religiosas que acontecem nos interiores do Estado”, disse.

Durante o Seminário, os participantes puderam conhecer o conceito histórico das principais festas religiosas do mundo e possibilitar um diálogo sobre os desafios e perspectivas do turismo religioso no Estado do Pará. Puderam conferir palestras sobre a expansão do turismo religioso no Estado, ministrado pelo secretário de turismo Adenauer Goes, saber sobre pacotes turísticos, principais ações do turismo, Marujada de São Benedito, Círio de São Miguel do Guamá e de Vigia, além da Romaria de Castanhal. No último dia de evento, ainda houve palestra promovida pela Paratur “Principais ações de marketing desenvolvidas nas Festas religiosas do Pará”, planejamento e organização geral do Círio de Nazaré e apresentação cultural com o Grupo Teatral Cacilda Becker apresentará Espetáculo Marajó.
 
Curso de noivos do mês de setembro acontece neste final de semana
 
O setor pré-matrimônio da Pastoral Familiar da Basílica Santuário de Nazaré, coordenado pelo casal Sebastião e Mariza Carvalho, realizará neste final de semana, de 12 a 14, o curso de noivos do mês de setembro. Realizado todos os meses pela pastoral, o curso é uma forma de preparar casais de namorados para o matrimônio.

Segundo contou Mariza, a expectativa para o encontro é grande, uma vez que no mês de outubro, mês do Círio de Nazaré, não acontecerá o encontro. “Estamos esperando um número grande de participantes uma vez que o encontro não acontecerá em outubro, devido a programação do Círio de Nazaré, retornando em novembro e dezembro”, contou.

O curso de noivos será realizado no Centr=o Social de Nazaré e começará na sexta-feira (12), às 19h30 com oração e duas palestras. No sábado (13) o encontro acontecerá na parte da tarde com mais palestras e missa às 17h. No domingo (14) o encontro será pela parte da manhã.

Os interessados em se inscrever  podem procurar o balcão de atendimento da Basílica Santuário até às 18h da sexta-feira, ou mesmo no local, antes do início do curso. É importante lembrar que só será permitida a inscrição com a presença do casal.
Confira a programação e palestrantes

 Sexta-feira - 19h30 às 21h30
Palestra: Conhecimento de si mesmo e amor conjugal/ Palestrantes:Casal Ricardo e Ivna

 Sábado - 14h às 18h
Palestra 1 : Aspectos jurídicos do casamento / Palestrantes: Junior e Edilene

Palestra 2 : Diálogo / Palestrantes: Rogério e Elaine

Palestra 3: Sacramento do matrimônio / Palestrante: Pe. Waldeci Silva
17 h - Missa

Domingo - 8h às 12h
8h - Momento de oração

Palestra1: Planejamento familiar e sexualidade / Palestrante: Hugo e Patrícia

Palestra 2: Celebração litúrgica do matrimônio / Palestrante: Márcio e Andréia
 
Casamento 2014: Casais participam de missa de envio
 

 
Na última terça-feira, 09, os casais que participarão do Casamento da Basílica Santuário de Nazaré participaram de uma Missa de Envio ao casamento. A missa aconteceu às 19h, na Capela Bom Pastor, Centro Social de Nazaré.

O Casamento Comunitário da Basílica de Nazaré acontece com uma proposta de um matrimônio completo, conforme as leis de Deus e da igreja, sendo assim, a Pastoral Familiar, responsável pela preparação dos casais, também os está preparando para o Batismo, a Primeira Eucaristia, Crisma e Confissão, todos os casais que ainda não realizaram os sacramentos.

Ao todo, aproximadamente 100 casais estão inscritos no casamento  da Paróquia de Nazaré que acontecerá no dia 8 de Dezembro. Mas para realizar o matrimônio, os casais devem participar de todos os encontros de preparação e realizar os sacramentos da lei de Deus anteriores ao matrimônio. Após a missa foram entregues a pastas aos coordenadores de equipe de trabalho, responsáveis por organizar os casais e o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário