quinta-feira, 21 de junho de 2012

"PASSAPORTE PARÁ" PARA INCENTIVAR O TURISMO.

20/06/2012
“Passaporte Pará” será lançado na Fita para incentivar o turismo interno
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Tamara Saré-Ag. Pará
Incentivar o turismo interno, para que o paraense conheça as belezas do Estado, como Alter do Chão, em Santarém, é o objetivo do Passaporte Pará
FLAVYA MUTRAN/AG PARÁ
A Praia do Goiabal, no Marajó, está entre os pontos turísticos que podem ser conhecidos por turistas locais e de fora do Estado
FLAVYA MUTRAN/AG PARÁ
A Praia Grande, em Salvaterra, é outro recanto do arquipélago marajoara que encanta turistas de todo o mundo.
 
Será aberta oficialmente às 09h30 desta sexta-feira (22), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a VI Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012), com as presenças do governador Simão Jatene, do secretário Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, do secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, da presidente da Companhia Paraense de Turismo, Socorro Costa, e de representantes do Ministério do Turismo, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), de entidades ligadas ao setor e outras autoridades.

Na solenidade, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) lançarão uma série de produtos, como o Passaporte Pará e o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, e firmarão termos de cooperação voltados à qualificação profissional. Também haverá lançamento de livro, palestras, workshop, mesa redonda, bolsa de negócios e outras atividades.

O “Passaporte Pará” é uma iniciativa da Setur e da Paratur, que será lançado durante a Fita 2012, com apoio na execução da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e do Clube de Viagens RDC. O programa facilitará viagens dentro do Pará, visando fortalecer o turismo interno, principalmente em período de baixa estação. O objetivo é adequar os serviços do trade turístico local para o desenvolvimento do turismo interno.

Rose Larrat, presidente da Abav-PA, disse que o “Passaporte Pará” tem como finalidade principal permitir aos paraenses conhecer seu próprio Estado, mas espera que o programa possibilite também a venda do destino Pará ao turista externo. Ainda segundo ela, os agentes de viagens receberão uma senha e um login que facilitará a oferta de produtos turísticos no Estado.

Os municípios de Belém (incluindo o distrito de Mosqueiro), Soure, Salvaterra, Salinópolis, Bragança, Tracuateua e Marapanim serão os primeiros a receber ações do programa. A escolha dos municípios levou em consideração a pré-existência de produtos que incluem estes roteiros, facilidades de acesso e infraestrutura e possibilidade de implantação de politicas públicas de desenvolvimento pelo Governo do Estado
.
Qualificação - Segundo Socorro Costa, o programa esta inserido no Plano Estratégico de Turismo – Ver-o-Pará, que visa a promoção do turismo paraense na Amazônia, em outros Estados e no exterior. A presidente da Paratur explicou que a oferta de produtos turísticos do "Passaporte Pará” será feita paralelamente aos investimentos em mão de obra, por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional no Turismo (PEQtur), que tem como meta qualificar 10.500 pessoas que atuam no setor turístico em 60 municípios.

O termo de cooperação entre Paratur, Setur e entidades selecionadas para a qualificação do PEQtur nos municípios paraenses também será formalizado na abertura da Fita. O Programa prevê ainda facilidades de crédito para financiar investimentos da iniciativa privada, que oferecem produtos e serviços turísticos, e ainda dos turistas que desejam comprar pacotes mais acessíveis e parcelados. Entre os bancos que atenderão ao programa estão o Banco da Amazônia, Banco do Estado do Pará (Banpará) e Caixa Econômica Federal.


Cobertura - Cerca de 30 jornalistas dos principais veículos de comunicação do Brasil e do exterior estão em Belém, convidados pela Paratur e Setur, para cobrir a Feira Internacional de Turismo da Amazônia. Estarão no evento profissionais da TV Del Barrío, de Lima, no Peru. As equipes conhecerão Belém, municípios do Arquipélago do Marajó e a região do Tapajós.

As estratégias de divulgação do Pará na Fita incluem ainda, na solenidade de abertura, o lançamento do II Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis", em parceria com a Asociação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará). O regulamento do prêmio já está disponível no site do www.fitamazonia.com.br.

Também já confirmaram presença no evento Jeanini Pires e Eduardo Sanovicz, ex-presidentes da Embratur; Antônio Azevedo, presidente da Abav; representantes do Ministério do Turismo e da Embratur.


Texto:
Benigna Soares - Paratur
Fone: (91) 8360-0506 / (91) 8842-8129
Email: turismoparaense@gmail.com / benignasoares@globo.com

Companhia Paraense de Turismo
Praça Waldemar Henrique, S/N. Belém-PA. CEP: 66010-040
Fone: (91) 3212-0669 / 3223-2130
Site: www.paraturismo.pa.gov.br Email: presidencia@paratur.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário