Quinta-feira, 05/05/2011, 08h06
Sant’Ana é reaberta com missa aos fiéis
A Igreja de Sant’Ana, que ainda está em reformas, foi reaberta ontem, com uma missa solene celebrada pelo pároco Antônio Beltrão, às 17h. Construída em 1726, a igreja, que fica no bairro da Campina, está sendo restaurada há seis anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Paróquia de Sant’Ana é a segunda mais antiga de Belém.
Apesar de a reforma ainda não ter sido encerrada, a igreja passará a abrir todas as quartas-feiras para a celebração da missa, numa maneira de a comunidade católica pressionar as autoridades para que a obra seja logo concluída e que o templo fique aberto definitivamente ao público. A recomendação foi feita pelo próprio arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, ao Conselho Pastoral Paroquial.
A quinta etapa da restauração da igreja foi iniciada em 6 de outubro do ano passado e deveria ter sido concluída no último dia 26 de abril. A obra, avaliada em R$ 1.629.483,87, integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, do governo federal, e está sendo realizada pela empresa Decol Engenharia e Comércio.
PATRIMÔNIO
Segunda igreja mais antiga de Belém, a igreja de Sant’Ana é tombada como patrimônio nacional desde 1962.
Fonte: Diário do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário