terça-feira, 3 de maio de 2011

"A identidade episcopal".


A identidade episcopal


Brasão do novo bispo auxiliar de Belém representa o espírito missionário do sacerdote. "Eis-me aqui" é o lema escolhido.

Carregado de simbolismo, o brasão episcopal não é um elemento secundário, muito menos burocrático de um bispo. Ele representa o próprio prelado, e, fundamentalmente, o trabalho que deseja fazer com a nova missão que lhe é confiada.Por esse motivo, cada presbítero prepara o seu brasão antes mesmo do dia em que é sagrado bispo.

A explicação é do Bispo Auxiliar eleito para a Arquidiocese de Belém, monsenhor Teodoro Mendes Tavares, que compartilha com os católicos paraenses o significado de cada elemento de seu brasão episcopal, apresentado na última semana, dias antes de sua sagração que acontece em 8 de maio.

Segundo monsenhor Teodoro, o brasão de um bispo diz quem ele é, e o desejo de caminhar ao lado do povo. "O brasão de cada bispo é algo inspirador, indelével e norteador do seu pastoreio. Pessoalmente, conto com a graça de Deus e a colaboração do povo que vou servir para concretizar, através do meu ministério episcopal, aquilo que as palavras e os símbolos do meu brasão significam", diz.

"Eis-me aqui" (Êxodo 3,4) é o lema episcopal escolhido por monsenhor Teodoro. Segundo ele, a passagem bíblica é uma maneira de oferecer uma resposta ao chamado de Deus e manifestar a sua disponibilidade para a missão. "É um 'sim' a Deus e que me faz lembrar a resposta generosa de muitos que foram chamados antes de mim e são, para mim, luminosos exemplos de fé e de virtude. Inspirei-me particularmente em duas eminentes figuras bíblicas: Moisés, 'amigo de Deus, pastor e guia do povo' e Maria, mãe e modelo das vocações, considerada 'Rainha dos Apóstolos'", explica.

Além disso, padre Teodoro explica no âmbito da heráldica eclesiástica, o brasão episcopal, também é utilizado para identificar o que cada bispo possui como missão de vida, expresso, a partir de símbolos religiosos e do próprio lema episcopal. "Todos esses elementos representam a sua motivação fundamental, o seu ideal de vida e missão de continuar a obra salvífica de Jesus Cristo, concretamente numa Igreja local (diocese ou arquidiocese)".

Fonte: Fundação Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário